[Vídeo] Operação contra fraudes fiscais cumpre mandados em prédio de luxo e supermercado, em Maceió
Contadores, advogados, empresários, “testas de ferro” e “laranjas” são alvos da ação
Uma operação do Ministério Público cumpriu mandados em um prédio de luxo e um supermercado, nesta quarta-feira (11), em Maceió. O objetivo é desarticular uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos utilizados em fraudes fiscais e societárias.
A ação, do Grupo de Atuação Especial no Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (GAESF), cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, 12 foram destinados a pessoas físicas e dois a pessoas jurídicas.

A investigação apontou que o grupo praticava fraudes estruturadas, como falsificação de documentos e manipulação societária, com o objetivo de obter vantagens ilícitas e enriquecer de forma indevida. Para viabilizar os crimes, a organização contava com a participação de contadores, advogados, empresários, “testas de ferro” e “laranjas”.
Durante a Operação Circuito Fechado foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos, veículos, uma arma de fogo, entre outros. O prédio alvo da ação fica localizado na Jatiúca, e o supermercado na parte alta da cidade.
Os envolvidos são suspeitos de organização criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documentos, fraudes societárias, entre outros crimes ainda sob investigação.

A denominação Circuito Fechado foi escolhida devido à estratégia dos investigados: o principal alvo encerrava formalmente empresas e, em seguida, abria novas no mesmo local. Isso simulava o fim das atividades, mas, na prática, mantinha o esquema fraudulento em operação, como se fosse um circuito fechado.
Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Operação integrada
A operação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/AL), Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AL), Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), Polícias Civil e Militar e Científica.

GAESF
O GAESF é formado pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, SEFAZ/AL, PGE/AL, SSP/AL, e pelas Polícias Civil e Militar, atuando de forma integrada no combate à sonegação fiscal e lavagem de bens.
As investigações continuam e visam garantir a reparação dos prejuízos aos cofres públicos e a responsabilização de todos os envolvidos.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
