Saiba como realizar cirurgia de laqueadura no Hospital da Mulher de Alagoas
Procedimento de esterilização feminina permanente consiste em procedimento nas trompas, impedindo a ligação entre útero e ovários
O Hospital da Mulher (HM) é referência no atendimento e cuidado à saúde das alagoanas. Dentre os serviços ofertados pela unidade está a realização da cirurgia de laqueadura, método de esterilização feminina permanente em que as trompas são cortadas, amarradas ou obstruídas, impedindo a ligação entre útero e ovários e, consequentemente, a fecundação e desenvolvimento de gestação.
Para ter acesso ao procedimento é necessário encaminhamento, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Contudo, a mulher que realizou trabalho de parto na unidade pode solicitar um pedido médico para ser encaminhada ao Ambulatório de Planejamento Familiar para dar início ao processo.
“Após 45 dias do bebê nascido, a paciente vem ao Hospital da Mulher e será orientada por uma ginecologista, fará a ficha de anamnese e serão solicitados os exames pré-operatórios, realizados aqui mesmo no hospital. Por fim, ela passa pela avaliação da assistente social, onde vai assinar um termo de responsabilidade. Depois de 60 dias, será marcada a laqueadura”, ressaltou o coordenador médico do Hospital da Mulher, Álvaro Bulhões.
Já as mulheres que não são pacientes devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar encaminhamento ao Ambulatório de Planejamento Familiar. Neste serviço, elas passarão por todo o processo para, então, serem submetidas ao procedimento cirúrgico.
Thâmires Fidelis teve sua segunda filha em 2023, no Hospital da Mulher. Após o parto, ela informou à médica o desejo de realizar laqueadura e foi encaminhada ao Ambulatório de Planejamento Familiar, onde passou por todo o procedimento especificado pela unidade e realizou a cirurgia.
“Tive todo acesso ao processo de laqueadura. Iniciei com a consulta, marquei os exames pré-cirúrgicos e fiz todos aqui no Hospital da Mulher. Fui muito bem atendida pelas equipes profissionais e foi tudo muito tranquilo, tanto a cirurgia como a minha recuperação. Recebi também o suporte no pós-cirúrgico e sou muito grata aos profissionais que me atenderam”, disse.