Relator do PL que restringe acesso ao BPC comemora aprovação: ‘Será preservado com responsabilidade’
A Câmara dos Deputados aprovou a matéria nessa quinta-feira (19)
O relator do Projeto de Lei que restringe o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), Isnaldo Bulhões (MDB), comemorou a aprovação da matéria pela Câmara dos Deputados nessa quinta-feira (19).
No Plenário da Casa, o deputado alagoano garantiu que o benefício continua vivo, mas com as restrições necessárias para evitar fraudes.
“O programa será preservado com responsabilidade e justiça social, mas também com segurança jurídica. Sem essas modificações, esse que é um dos programas mais bonitos de distribuição de renda e com mais capilaridade, ele irá colapsar devido ao crescimento não orgânico dos últimos tempos”, disse o parlamentar.
Ainda em seu pronunciamento, Isnaldo Bulhões lembrou que existem escritórios de advocacia que vivem de mecanismos para burlar o benefício.
“Agora trago uma notícia não tão boa para os fraudadores do BPC e para os escritórios de advocacia que vivem de fabricar mecanismos para burlar o programa que foi feito para beneficiar a população mais carente no nosso país: hoje é um dia muito ruim”, falou.
Sobre a matéria
O texto de Isnaldo Bulhões suavizou algumas restrições impostas para acesso ao BPC. O relator explicou que, no caso do BPC, o texto prevê biometria obrigatória para novos benefícios e atualização cadastral, no mínimo, a cada dois anos.
Para a concessão do BPC à pessoa com deficiência, tanto na esfera administrativa quanto judicial, o texto exige avaliação que ateste deficiência de grau moderado ou grave, nos termos do regulamento.
Segundo o relator, essas pessoas “estão mais sujeitas aos obstáculos para a plena e efetiva participação no mercado de trabalho”.
Enquanto não for regulamentado o funcionamento de avaliação biopsicossocial exigida pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, a ser conduzida por equipe multiprofissional e interdisciplinar, a concessão do benefício dependerá de:
• Avaliação médica pela perícia médica federal quanto ao grau de deficiência; e
• Avaliação social pelo serviço social do INSS quanto ao impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
