Deputado Fabio Costa vota contra projeto que restringe acesso ao BPC
Parlamentar classifica proposta como ‘extremamente nociva e perversa’ para idosos e pessoas com deficiência
O Deputado Federal Delegado Fabio Costa manifestou-se contrário ao projeto de lei que impõe restrições ao acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC é um auxílio mensal destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. A proposta faz parte de um pacote fiscal do governo Lula, que seria uma maneira de conter despesas, segundo o próprio governo, mas tem gerado controvérsias devido ao impacto social negativo.
Entre as mudanças, o projeto estabelece critérios mais rígidos para a concessão do BPC, incluindo a consideração de outros benefícios recebidos pela família no cálculo da renda per capita, o que pode excluir potenciais beneficiários. Além disso, limita o aumento real do salário mínimo, restringindo-o a um teto de 2,5% acima da inflação.
Fabio Costa criticou duramente a aprovação da medida, afirmando que ela prejudica diretamente as populações mais vulneráveis. “Esse projeto é extremamente nocivo e perverso. Em vez de proteger nossos idosos e pessoas com deficiência, o governo opta por cortar direitos fundamentais, aprofundando as desigualdades sociais”, declarou o deputado.
O parlamentar também destacou que a proposta contraria princípios de justiça social e compromete a dignidade de milhares de brasileiros que dependem do BPC para sua subsistência. “É inadmissível que, sob o pretexto de ajuste fiscal, se ataque os direitos dos mais pobres, enquanto privilégios permanecem intocados”, afirmou Costa.
Fabio Costa afirmou que continuará lutando contra medidas que considera injustas e prejudiciais à população vulnerável. “Não podemos permitir que políticas públicas sejam desmanteladas em nome de uma austeridade seletiva. Nossa missão é defender os direitos de quem mais precisa”, concluiu o deputado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
