Obras da Imprensa Oficial Graciliano Ramos recebem destaque literário em 2024
Todas as obras estão presentes no site e na loja física, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro

A leitura continua a desempenhar um papel fundamental na formação cultural e intelectual dos alagoanos. Na Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o ano de 2024 não foi diferente, os mais diversos títulos conquistaram o coração dos leitores e dominaram as prateleiras do público. Obras que exploram a história, a cultura, a literatura e a arte regional foram fundamentais para aproximar os leitores de suas raízes e trazer a ligação do diálogo entre passado e presente.
Ler traz benefícios que impactam diversos aspectos da vida. De narrativas poéticas a análises sociais e históricas, a procura por obras literárias locais continuou a se expandir. Todas as obras estão presentes na livraria, basta acessar o nosso site (https://www.imprensaoficial.al.gov.br/antigo/loja) ou visitar a nossa loja física, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, s/n, Anexo B.
Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ressalta a importância do incentivo da leitura de obras locais. “Este ano a Imprensa Oficial se dedicou a manter viva a rica produção literária de Alagoas, com obras que já são referência no cenário local. Seguimos comprometidos em oferecer aos leitores o melhor da nossa história e cultura, mantendo viva a memória literária de nossa região”, afirmou.
Confira os livros mais procurados em 2024
1° A Menina Singeleza - Renata Baracho
O livro A Menina Singeleza narra a história de Marechal Rendado, uma cidade vibrante, repleta de cores e histórias. No enredo, uma grande confusão se desenrola entre as rendas e os bordados, criando situações encantadoras e intrigantes.
2° Wa Jeun - Mãe Neide
Wa Jeun é uma obra que resgata as tradições culinárias dos povos negros e indígenas de Alagoas. Através de receitas sagradas dos orixás e ancestrais, Mãe Neide de Oyá d’Oxum compartilha sua rica experiência como chef, celebrando a diversidade étnica e cultural da região.
3° Jorge Cooper: Poesia completa
Este livro reúne as cinco obras do poeta, até então desconhecidas, organizadas por Fernando Fiúza. A edição inclui críticas de Lêdo Ivo, Dirceu Lindoso, Marcos de Farias Costa e José Paulo Paes, além da biografia do autor, escrita por seu filho, Charles Cooper, e uma fotobiografia.
4° Geografia Alagoana - Thomaz Espindola
Muito mais que um manual técnico, este livro inspira estudantes e curiosos a descobrirem a riqueza natural e cultural de Alagoas. É um estudo pioneiro publicado em 1860, que se tornou referência para especialistas e pesquisadores. Também aborda as divisões sociais, infraestrutura, modos de vida e atividades econômicas da época.
5° Ninho de Cobras
A história da raposa que percorre as ruas de Maceió serve de pano de fundo para um enredo que revela as complexas relações humanas na capital alagoana das décadas de 1930 e 1940. Além do texto impactante de Ivo, esta edição inclui artigos de Ivan Junqueira, Gilberto Araújo e Gonçalo Ivo.
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
