Obras da Imprensa Oficial Graciliano Ramos recebem destaque literário em 2024
Todas as obras estão presentes no site e na loja física, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro
A leitura continua a desempenhar um papel fundamental na formação cultural e intelectual dos alagoanos. Na Imprensa Oficial Graciliano Ramos, o ano de 2024 não foi diferente, os mais diversos títulos conquistaram o coração dos leitores e dominaram as prateleiras do público. Obras que exploram a história, a cultura, a literatura e a arte regional foram fundamentais para aproximar os leitores de suas raízes e trazer a ligação do diálogo entre passado e presente.
Ler traz benefícios que impactam diversos aspectos da vida. De narrativas poéticas a análises sociais e históricas, a procura por obras literárias locais continuou a se expandir. Todas as obras estão presentes na livraria, basta acessar o nosso site (https://www.imprensaoficial.al.gov.br/antigo/loja) ou visitar a nossa loja física, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, s/n, Anexo B.
Maurício Bugarim, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, ressalta a importância do incentivo da leitura de obras locais. “Este ano a Imprensa Oficial se dedicou a manter viva a rica produção literária de Alagoas, com obras que já são referência no cenário local. Seguimos comprometidos em oferecer aos leitores o melhor da nossa história e cultura, mantendo viva a memória literária de nossa região”, afirmou.
Confira os livros mais procurados em 2024
1° A Menina Singeleza - Renata Baracho
O livro A Menina Singeleza narra a história de Marechal Rendado, uma cidade vibrante, repleta de cores e histórias. No enredo, uma grande confusão se desenrola entre as rendas e os bordados, criando situações encantadoras e intrigantes.
2° Wa Jeun - Mãe Neide
Wa Jeun é uma obra que resgata as tradições culinárias dos povos negros e indígenas de Alagoas. Através de receitas sagradas dos orixás e ancestrais, Mãe Neide de Oyá d’Oxum compartilha sua rica experiência como chef, celebrando a diversidade étnica e cultural da região.
3° Jorge Cooper: Poesia completa
Este livro reúne as cinco obras do poeta, até então desconhecidas, organizadas por Fernando Fiúza. A edição inclui críticas de Lêdo Ivo, Dirceu Lindoso, Marcos de Farias Costa e José Paulo Paes, além da biografia do autor, escrita por seu filho, Charles Cooper, e uma fotobiografia.
4° Geografia Alagoana - Thomaz Espindola
Muito mais que um manual técnico, este livro inspira estudantes e curiosos a descobrirem a riqueza natural e cultural de Alagoas. É um estudo pioneiro publicado em 1860, que se tornou referência para especialistas e pesquisadores. Também aborda as divisões sociais, infraestrutura, modos de vida e atividades econômicas da época.
5° Ninho de Cobras
A história da raposa que percorre as ruas de Maceió serve de pano de fundo para um enredo que revela as complexas relações humanas na capital alagoana das décadas de 1930 e 1940. Além do texto impactante de Ivo, esta edição inclui artigos de Ivan Junqueira, Gilberto Araújo e Gonçalo Ivo.
Últimas notícias
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Polícia Militar de Alagoas celebra Dia da Bandeira Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
