Passageiro gravou momentos antes e depois da queda de avião da Embraer
Antes de acidente, com olhar triste e aparente tranquilidade, o homem pede calma e diz confiar em Allah
Um passageiro gravou os minutos que antecederam a queda do avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). De acordo com o site de monitoramento Flighradar24, a aeronave teria chegado a despencar cerca de 1.417 metros em apenas dois minutos, nos últimos momentos do voo. Nas imagens, é possível ver como ficou o interior do avião após o desastre.
O vídeo mostra o antes e o depois da tragédia. Na primeira parte da gravação, com olhar triste e aparente tranquilidade, o homem pede calma e diz confiar em Allah. Nas imagens, é possível perceber que as máscaras de oxigênio foram liberadas e que parte do painel lateral de revestimento foi desprendido.
Na segunda parte da filmagem, com o avião já destroçado, é possível ver bagagens espalhadas e pessoas caídas. “Tudo bem, vamos para casa”, disse o homem após a queda, mostrando o interior da aeronave.
O acidente deixou 38 mortos. Segundo o Ministério de Emergências do Cazaquistão, 29 pessoas sobreviveram, incluindo duas crianças.
Em nota, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), fabricante do avião envolvido na tragédia, disse em nota que “está pronta para auxiliar todas as autoridades relevantes” sobre as causas do acidente.
Causas do acidente
Em comunicado nas redes sociais, o órgão regulador de aviação da Rússia disse que informações preliminares apontam que o piloto decidiu fazer pouso de emergência após colidir com um pássaro. O site de monitoramento Flighradar24 mostrou que a aeronave chegou a oscilar de altitude por 74 minutos.
“Preliminarmente: após uma colisão com pássaros, devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo – Aktau foi escolhido”, afirmou o órgão, no Telegram.
Agências de notícias russas detalharam que o avião voava de Baku para Grozny, na Chechênia, mas foi redirecionado por causa do nevoeiro em Grozny.
Já a agência Reuters informou que a queda ocorreu pouco depois que ataques de drones atingiram o sul da Rússia. O aeroporto russo mais próximo da rota de voo do avião havia sido fechado na manhã desta quarta-feira.
No Cazaquistão, as autoridades disseram que uma comissão governamental foi criada para investigar o ocorrido, e que seus membros foram designados para voar até o local e garantir que as famílias das vítimas e dos feridos recebam apoio.