Segurança

Segurança Cidadã avança com tecnologia e capacitação para a Guarda Civil de Maceió

Semsc hoje conta com 10 totens de segurança instalados em pontos estratégicos e de grande movimentação e ligados à primeira Central Integrada de Videomonitoramento da capital

Por 7Segundos, com Assessoria 03/01/2025 10h10 - Atualizado em 03/01/2025 10h10
Segurança Cidadã avança com tecnologia e capacitação para a Guarda Civil de Maceió
Central Integrada de Videomonitoramento recebe imagens de câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos - Foto: Jonathan Lins

A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), tem investido e aprimorado a segurança municipal garantindo capacitação e inovação tecnológica na busca por uma cidade mais segura. A Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM) vive um momento de modernização e valorização com a aquisição de novos equipamentos operacionais, como totens de segurança, veículos, drones e a instalação da primeira Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió.

O ano de 2024 foi marcado pelo investimento de R$ 1,5 milhões de reais para a compra de equipamentos que aprimoraram o trabalho diário dos agentes da Guarda Municipal. São novos veículos - seis viaturas - que já realizam rondas nas ruas de Maceió - e uma van, além de novas pistolas berettas e munições operacionais, cursos, qualificações, instrumentos para a Banda da GCMM e a compra de três drones para a instituição.

O projeto de reforma da antiga sede da Guarda Civil Municipal de Maceió, localizada no Vergel do Lago, saiu do papel e está em andamento. Atualmente, a instituição está com uma segunda sede situada no bairro do Farol.

Central de Videomonitoramento

O grande avanço tecnológico na segurança municipal foi a instalação da primeira Central Integrada de Videomonitoramento de Maceió (CIV), um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais. A sala funciona 24 horas por dia e é auxiliada pelos 10 totens instalados em pontos estratégicos da cidade, como o Parque Linear, no Benedito Bentes, Marco dos Corais, Rotatória da PRF, Corredor Vera Arruda, Rota do Mar, Parque Centenário, Rua do Comércio, Eustáquio Gomes, Parque da Lagoa e Pontal da Barra. Além disso, a Central conta com uma Inteligência Artificial para monitorar câmeras instaladas em escolas, praças, ônibus, postos de saúde e outros locais públicos.

Todo o aparato tem como objetivo trazer celeridade para a atuação dos agentes em ocorrências e intensificar o reforço na segurança municipal. Através de imagens dos totens de segurança foi possível identificar e prender um homem que roubava fios elétricos no Benedito Bentes. Também, a equipe de inteligência da GCMM utilizou as imagens colhidas pelos totens para identificar a placa e o condutor de um veículo que atropelou e matou uma mulher no bairro do Trapiche.

Segurança em eventos públicos


A Guarda Civil Municipal também esteve presente nos grandes eventos que aconteceram na capital, como o Verão Massayó e o São João Massayó 2024. Nesse ano, os shows contaram com o monitoramento de 30 câmeras espalhadas pelo estacionamento do Jaraguá e uma Central de Segurança Integrada - Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.

A Subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, comemora todo o avanço da Guarda Municipal durante o ano de 2024 e fala sobre a expectativa para o concurso que vem em breve. “É um momento de comemoração e agradecimento por todas essas conquistas. Foi um ano de muito trabalho e a gestão não mediu esforços para capacitar e entregar aos agentes os melhores equipamentos e aparatos. Quem ganha com tudo isso é a população. Maceió está se destacando na segurança e queremos continuar evoluindo. Já estamos fazendo isso com o anúncio do certame para o novo concurso da Guarda, uma conquista esperada há mais de 20 anos pela instituição”, conclui.

Renda extra para ambulantes


O ano de 2024 foi bastante movimentado para os ambulantes maceioenses que puderam garantir sua renda extra nos grandes eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió. Neste ano, a Semsc inovou e realizou, pela primeira vez, o cadastro de ambulantes de forma totalmente online e sem filas. Essa nova medida auxiliou na coleta de documentos dos requerentes e evitou as filas que prejudicavam os comerciantes. Também foi adotado o sistema de sorteio online, com a presença de representantes, selecionando de forma transparente os ambulantes sorteados.

Os ambulantes participaram do Curso de Boas Práticas antes de cada evento. Essa foi uma parceria entre diversos órgãos municipais como Vigilância Sanitária, Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e Procon Maceió, visando auxiliá-los com informações necessárias sobre higiene, organização e limpeza.

Os dois maiores eventos de Maceió, Verão Massayó e São João Massayó 2024 garantiram a renda extra dos ambulantes da capital. Foram 335 e 570, respectivamente, trabalhando em cada dia dos eventos.

Alvarás para eventos


O ano de 2024 foi marcado pela realização de muitos eventos em toda Maceió. De janeiro a dezembro, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) recebe solicitações para a realização dos mais variados eventos em espaços públicos da cidade. Neste ano, a secretaria autorizou a realização de 861 eventos em espaços públicos da capital, entre eles estão casamentos na Capelinha do Jaraguá, prévias carnavalescas, arraiás, corridas e eventos culturais.

Os meses de fevereiro e junho são sempre os mais solicitados entre os organizadores de eventos. Durante o período de carnaval, foram solicitados 164 pedidos de autorização, enquanto no mês do São João, outras 213 solicitações para arraiás. Um dos destaques é o aumento de eventos esportivos, devido às grandes corridas de rua que acontecem em Maceió.

Parque da Mulher

O credenciamento das mulheres empreendedoras para o novo Food Park do Parque da Mulher também foi uma inovação. Doze empreendedoras foram selecionadas e hoje portam os alvarás de autorização para comercializar seus produtos no local. As vagas preenchidas no edital foram ocupadas exclusivamente por mulheres empreendedoras maceioenses como Áurea Monte, dona do Hamburguer da Tia Áurea, que atua no local desde sua inauguração.

O titular da Semsc, Eduardo Marinho, comemora os avanços da Secretaria e celebra a geração de renda para os comerciantes durante todo o ano. “Nós trabalhamos buscando a melhor forma de atender os pedidos dos ambulantes. O cadastro online e o sorteio foram marcos divisórios que mostraram a eficiência do nosso processo. Demos diversas oportunidades aos ambulantes para trabalharem em novos espaços públicos revitalizados pela Prefeitura de Maceió”, disse.