Segurança Cidadã debate ações de proteção à população em situação de rua
Reunião com o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua em Maceió e várias entidades debateu a implementação da política nacional voltada a esse segmento da população
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) recebeu, na segunda-feira (31), membros de entidades governamentais e lideranças do Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP) da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCM) para discutir a Política Nacional para a População em Situação de Rua e avaliar as atividades do grupamento em campo, na proteção do cidadão morador de rua.
A Subinspetora Ana Célia, comandante do GPOP, explicou a atuação do grupamento nas ruas de Maceió e a importância do trabalho pioneiro feito pelos agentes. “Nós atuamos de forma humanizada sempre buscando ouvi-los e protegê-los. O período da noite pode ser muito perigoso para essa população que mora na rua. Por isso, o GPOP tem esse trabalho, o pioneiro em nível de Brasil enquanto Guarda Municipal, voltado à atenção e segurança de pessoas em situação de rua. Temos o contato diário com eles e sabemos que não é fácil”, completa.
O que é o GPOP?
O GPOP da Guarda Municipal de Maceió foi criado em dezembro de 2010, tendo como prioridade a proteção de quem está em situação de rua. Com abordagens humanizadas, estabelecendo vínculos de confiança entre seus membros e aqueles a população das ruas, o GPOP também oferece apoio nos serviços realizados nos Centros Pops I, II , III e diversas casas de abrigo mantidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
“Essa é uma das características da gestão JHC, humanizada e preocupada com todos os cidadãos maceioense. Ressaltando a importância do diálogo entre os que vivem em situação de vulnerabilidade e o GPOP, na busca das melhores soluções para políticas públicas mais efetivas com relação às demandas dessa população”, concluiu o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho.
A reunião também contou com a presença da secretária-adjunto de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, do coordenador e do secretário de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Desembargador Tútmes Airan de Albuquerque e Pedro Montenegro, respectivamente, do Defensor Público Isaac Souto, de Karla Padilha, representante do Ministério Público Estadual (MPE/AL), e de Luiz Santos, do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua.
Últimas notícias
Brota na Grota e Saúde da Gente Itinerante percorrem seis areninhas esta semana
Vítima aciona próprio resgate após helicóptero cair no interior de SP
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha embarque de estudantes para intercâmbio na Inglaterra
Galba Novaes reforça presença nas ruas de Maceió durante Caravana neste domingo
Suspeito de invadir duas lojas de shopping em Maceió é preso
Davi Davino Filho propõe qualificação de jovens e expansão dos serviços de saúde no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
