Segurança Cidadã debate ações de proteção à população em situação de rua
Reunião com o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua em Maceió e várias entidades debateu a implementação da política nacional voltada a esse segmento da população

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) recebeu, na segunda-feira (31), membros de entidades governamentais e lideranças do Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP) da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCM) para discutir a Política Nacional para a População em Situação de Rua e avaliar as atividades do grupamento em campo, na proteção do cidadão morador de rua.
A Subinspetora Ana Célia, comandante do GPOP, explicou a atuação do grupamento nas ruas de Maceió e a importância do trabalho pioneiro feito pelos agentes. “Nós atuamos de forma humanizada sempre buscando ouvi-los e protegê-los. O período da noite pode ser muito perigoso para essa população que mora na rua. Por isso, o GPOP tem esse trabalho, o pioneiro em nível de Brasil enquanto Guarda Municipal, voltado à atenção e segurança de pessoas em situação de rua. Temos o contato diário com eles e sabemos que não é fácil”, completa.
O que é o GPOP?
O GPOP da Guarda Municipal de Maceió foi criado em dezembro de 2010, tendo como prioridade a proteção de quem está em situação de rua. Com abordagens humanizadas, estabelecendo vínculos de confiança entre seus membros e aqueles a população das ruas, o GPOP também oferece apoio nos serviços realizados nos Centros Pops I, II , III e diversas casas de abrigo mantidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
“Essa é uma das características da gestão JHC, humanizada e preocupada com todos os cidadãos maceioense. Ressaltando a importância do diálogo entre os que vivem em situação de vulnerabilidade e o GPOP, na busca das melhores soluções para políticas públicas mais efetivas com relação às demandas dessa população”, concluiu o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho.
A reunião também contou com a presença da secretária-adjunto de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, do coordenador e do secretário de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, Desembargador Tútmes Airan de Albuquerque e Pedro Montenegro, respectivamente, do Defensor Público Isaac Souto, de Karla Padilha, representante do Ministério Público Estadual (MPE/AL), e de Luiz Santos, do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua.
Últimas notícias

Mago Véio lança “Toada a Galope”, videoclipe inspirado em sonho e memória afetiva no Agreste alagoano

Trump assina decreto que implementa tarifa de 50% sobre o Brasil

Alfredo Gaspar comenta sanção dos EUA a Moraes e alerta para risco do tarifaço

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai após colidir no ar durante treinamento

PM apreende mais de 5kg de drogas e colete balístico durante operação no Bom Parto

Prefeitura disponibiliza edital de licitação de obras do Mercado da Produção
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
