Projeto do IMA intensifica ações ambientais durante o verão
Atividades vão desde mutirão de limpeza em praias até evento de abertura com jogos lúdicos para crianças
Com a chegada do verão, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) intensificou o Projeto Nossa Praia, que prevê ações para conscientizar a população e promover boas práticas ambientais, garantindo a preservação dos ambientes costeiros.
Sob o lema “A praia é nossa, o lixo é seu”, o projeto fará diversas ações em Maceió e nas demais cidades litorâneas. Nesta quarta-feira (08), está prevista a entrega de bobinas de sacos plásticos para os ambulantes e estabelecimentos localizados nas proximidades das praias da capital, além do reabastecimento dos totens do projeto. Desse modo, a ação tem o objetivo de manter as praias limpas, disponibilizando sacolas em pontos estratégicos e de fácil acesso.
"Desde o início do Projeto Nossa Praia, em 2015, temos nos dedicado a construir uma relação entre a comunidade e o nosso litoral, promovendo a educação ambiental e incentivando práticas sustentáveis. O projeto é a prova de que a gestão pública pode ser eficiente e transformadora quando há compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações”, afirma Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.
Ainda no mês de janeiro, o Projeto Nossa Praia contempla mobilizações locais, distribuição de peneiras ecológicas para ambulantes, ações itinerantes e mutirões de limpeza, com o objetivo de tornar as praias mais limpas e sustentáveis.
Uma grande mobilização do projeto acontecerá no dia (26), na Rua Fechada, reunindo atrações para todas as idades. A população terá acesso a sacolas biodegradáveis, pintura para crianças, jogos lúdicos e outras atividades educativas.
Segundo Pedro Normande, superintendente de Preservação Ambiental do IMA/AL, o processo de educação ambiental é uma ferramenta efetiva para a conscientização, pois ela promove mudança de comportamento, fomenta a responsabilidade individual e coletiva.
“Uma das consequências da educação ambiental é a formação da consciência crítica. Ela ajuda a sociedade a compreender a importância dos recursos naturais e os impactos das ações humanas no meio ambiente que ela vive. Então, isso forma uma consciência crítica sobre questões de desmatamento, poluição, e isso estimula a produção de várias atividades que levam à melhoria dessa qualidade de vida e do meio ambiente”, explica Normande.
Confira o calendários de ações:
Entrega de bobinas de sacos plásticos (Maceió) - 08/01
Nossa Praia itinerante (Maceió) - 09/01
Mobilização junto ao trade turístico (Maceió) - 14/01
Entrega de peneiras ecológicas para ambulantes (Maceió) - 16/01
Nossa Praia itinerante (Barra de São Miguel) - 21/01
Grande mobilização do Nossa Praia (Maceió - Rua fechada) - 26/01
Mutirão de limpeza em (Maceió) - 30/01
Últimas notícias
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Ingra Soares anuncia fim de casamento com Zé Vaqueiro
Leo Pereira: antes e depois chama atenção após vitória do Flamengo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
