Criança vítima de acidente com bicicleta é submetida à cirurgia de alta complexidade
Menino de seis anos precisou de atendimento no hospital após sofrer queda de veículo

Em 2024, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu 278 pessoas que sofreram acidente de bicicleta. Apesar do número ser menor ao registrado no ano anterior (301), os riscos de fraturas e contusões quando há distrações, desrespeito às regras no trânsito e o desuso dos equipamentos de proteção podem acabar com a sensação de prazer. Desse modo, a solução é redobrar a atenção, principalmente com as crianças nesse período de férias.
O neto de Elizete Santos Jesus, de 6 anos, estava brincando com os seus amigos no povoado Itaporanga, em Penedo, quando derrapou o pneu de sua bicicleta ao passar por uma região com areia. Ele se machucou e foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que indicou a necessidade de transferência para a maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas.
“Eu moro na frente da casa dele. De repente, a mãe de um amigo dele chegou o trazendo no colo, chorando de dor. Levamos ele para a UPA, em Penedo, que fez o raio-X e afirmou que ele precisava de cirurgia. Foi uma fratura de colo de fêmur no lado esquerdo, que se associou, ainda, a um cisto na região que já estávamos observando”, contou Elizete.
No último dia 20 a criança chegou ao HGE. Ela foi reavaliada na Área Vermelha e transferida para a Pediatria, onde recebeu os cuidados da equipe multidisciplinar e precisou ficar em observação. O acidente distanciou fisicamente parte da família das festividades do Natal e do Ano Novo. No entanto, o alívio em saber que o menor estava sendo assistido por bons profissionais foi muito importante para amenizar toda a angústia.
“Nós fomos muito bem acolhidos. Os médicos e enfermeiros tiveram muita paciência, souberam ajudar a diminuir tanta dor, nele e em nós que nada podíamos fazer. Ficaram tão próximos que ele começou a ser chamado de ‘bebezão’. E hoje, finalmente, conseguimos a realização da cirurgia para que logo a gente possa voltar para casa”, estima a matriarca.
CIRURGIA DE ALTA COMPLEXIDADE
O procedimento foi realizado pelo cirurgião ortopédico oncológico Luís Renato Pedrosa nesta segunda-feira (6). Segundo ele, o menor tem uma lesão pseudocisto, de natureza benigna, um tumor no fêmur esquerdo, que fragilizou o osso e, assim, facilitou a fratura no colo do fêmur com a queda de bicicleta.
“A cirurgia consistiu na retirada do enxerto ósseo do próprio paciente, colocação na lesão, com a proteção de uma placa para evitar futuras fraturas. Agora ele volta para a enfermaria, onde continuará sendo observado e se tudo der certo como acreditamos, breve estará de volta para a sua casa”, disse o médico.
Com muita vontade de voltar a brincar, reencontrar a família e rever os amigos, o pequeno penedense já sinalizou que deseja um churrasco, sem frango, com o alface separado do vinagrete. A sua avó já confirmou que irá fazer, mas que o momento agora é para o repouso, depois ele vai voltando, aos poucos, a recuperar a vitalidade da infância.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a criança recebeu todo o suporte necessário enquanto aguardava a cirurgia no HGE e agora torce pela recuperação do menino o mais breve possível.
"É mais um procedimento de alta complexidade realizado com êxito na saúde pública. Estou na torcida para que ele volte logo a brincar e que a família siga a sua vida normal. Seguiremos trabalhando, junto com o governador Paulo Dantas, com ainda mais dedicação para cuidar dos alagoanos. Com o coração, é trabalho e cuidado com a população que precisa", afirmou.
Para o secretário executivo de ações de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Guilherme Lopes, o empenho de todos foi determinante para o procedimento bem sucedido. “Nós nos empenhamos a adquirir de imediato os itens específicos para que pudesse fazer a cirurgia. Foi um trabalho rápido e integrado da Saúde do Estado para que a criança e a família recebam a assistência adequada. Mais uma vez, em nome do secretário Gustavo Pontes de Miranda e do governador Paulo Dantas, reforço o compromisso da rede pública estadual para o melhor atendimento do povo alagoano", pontuou.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
