HGE registra 43.751 atendimentos em 2024 e mais de 30 mil foram casos clínicos
Os acidentes foram a segunda causa, sendo 5.330 casuais, 5.525 de trânsito e 830 de trabalho
A maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 43.751 atendimentos em 2024. Foram 30.424 casos clínicos, 11.685 pessoas acidentadas, 1.473 cidadãos agredidos, 143 tentativas de suicídio e 26 afogamentos. A maioria das pessoas que precisaram dos serviços foi do sexo masculino (59,7%), e a equipe técnica quantificou uma taxa de ocupação de 97,49%.
“Grande parte dos casos clínicos está relacionada ao descontrole de doenças crônicas, principalmente a diabetes e a hipertensão. Essas duas doenças podem causar complicações cardíacas, como infarto ou insuficiência cardíaca, renais, como doença renal crônica ou insuficiência renal, Acidente Vascular Cerebral, o AVC, aneurismas, amputações de membros, infecções graves, entre outras”, explicou o diretor médico, Rodrigo de Melo.
Quanto às 11.685 pessoas admitidas após sofrerem algum tipo de acidente, 5.330 tiveram motivações casuais, 5.525 ocorreram no trânsito (2.524 colisões, 2.113 envolvendo moto, 458 atropelamentos, 278 com bicicleta e 152 capotamentos) e 830 foram consideradas de trabalho. Já dos 1.473 cidadãos agredidos, 605 apresentaram ferimentos causados por embates corporais, 500 por arma de fogo e 368 por arma branca.
“O HGE é referência em traumas de média e alta complexidade, permanecendo, inclusive, como porta aberta. Dessa forma, todas as pessoas que sofrerem acidentes e violências com ferimentos mais graves podem vir diretamente em busca dos nossos serviços. Entretanto, se o caso for grave a ponto do deslocamento oferecer perigo de morte, o melhor é acionar as equipes de resgate, podendo ser os números 192 [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] ou 193 [Corpo de Bombeiros]”, orientou o coordenador médico Ricardo Calado.
Também foram realizados mais de 800 mil exames e mais de seis mil cirurgias
O HGE realizou 6.575 cirurgias em 2024, sendo 53,9% de urgência. As mais realizadas foram as ortopédicas (2.284), gerais (1.472), vasculares (1.329), plásticas (366), neurológicas (349), pediátricas (240), urológicas (135) e torácicas (126). Quanto aos exames, foram necessários 745.490 laboratoriais e 64.457 de imagem (30.217 raios-x, 26.360 tomografias, 3.510 ultrassonografias, 3.281 ecocardiogramas e 1.089 endoscopias).
“Os exames são imprescindíveis para a definição de conduta dos nossos pacientes. Eles são solicitados no início do atendimento e podem ser repetidos sempre que os médicos precisarem ao longo do período de internamento. Eles são uma espécie de termômetro para sabermos se o tratamento está sendo resolutivo ou não. E o HGE conta com equipamentos, insumos e profissionais de qualidade para a realização de diagnósticos seguros e confiáveis”, declarou o diretor geral, Fernando Melro.
O HGE é referência em diversas especialidades, como o Trauma, a Cardiologia, a Neurologia, a Pediatria, a Cirurgia Vascular, a Ortopedia e a Nefrologia. São 357 leitos distribuídos em diferentes setores, como: Áreas Vermelhas Trauma e Clínica, destinadas a pacientes graves; Área Amarela, pacientes classificados como urgência; Área Azul, para pacientes menos graves; Área Verde, aos pacientes internados; Unidade de Dor Torácica (UDT); Unidade de AVC; Centro de Tratamento de Queimados (CTQ); Pediatria; e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil de Maceió já vistoriou 777 imóveis abandonados desde 2021
Paulo Dantas confirma agenda em Lagoa da Canoa após articulação de Edilza Alves
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em imóvel abandonado em Igaci
Homem é flagrado com faca de 25 cm na calçada de padaria em Palmeira
Funcionário da Equatorial é preso por extorsão no Centro de Maceió
Leonardo Dias confirma candidatura a Deputado Estadual
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
