Hemoal está com estoque de sangue baixo e faz apelo para doações urgentes
Atualmente, as unidades dispõem apenas de 164 bolsas de sangue para suprir a demanda
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com os estoques de sangue em níveis críticos e faz um apelo à população para reforçar as doações. A situação compromete o atendimento de emergências, cirurgias e pacientes que dependem de transfusões regulares. Atualmente, as unidades dispõem apenas de 164 bolsas de sangue para suprir a demanda.
A assistente social do Hemoal, Natasha Souza, destaca que o estoque deveria ser de 500 bolsas de sangue, no mínimo, e apela para a solidariedade dos alagoanos, para que se candidatem à doação voluntária de sangue. “Precisamos com urgência de doadores de todos os tipos sanguíneos, pois apesar de todos os esforços realizados, como campanhas de conscientização, coletas externas e a ampliação de horários de atendimento, o estoque de sangue continua em níveis críticos. Venham, compareçam ao Hemoal, passe pelas triagens e ajude nesse momento a salvar a vida de um ser humano que precisa de você!”, apelou.
Para doar sangue o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. O candidato à doação não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite após os 11 anos.
“Caso o candidato à doação de sangue tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. É exigido ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e, nas últimas 24 horas que antecedem a doação de sangue, é proibido consumir bebidas alcoólicas”, explica a assistente social.
Onde doar
Os postos fixos do Hemoal estão situados na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às quintas, das 7h às 17h.
Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.
Veja também
Últimas notícias
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
