Saúde

Unidades de Saúde realizam Dia D para identificar casos de tuberculose em Maceió

Mutirão acontecerá dia 16 na Unidade Sérgio Quintella e dia 28 no IB Gatto Falcão; usuários precisam comparecer previamente para realizar cadastro de atendimento

Por 7Segundos, com Assessoria 14/01/2025 13h01 - Atualizado em 14/01/2025 13h01
Unidades de Saúde realizam Dia D para identificar casos de tuberculose em Maceió
uberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões - Foto: Reprodução/Internet

Com o objetivo de fazer uma busca ativa e diagnosticar precocemente casos de tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover um Dia D para identificação de usuários que tiveram ou estão com a doença. A ação acontecerá nesta nesta quinta-feira (16), na Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintella, localizada na Santa Lúcia, e no dia 28, na Unidade de Referência em Saúde (URS) IB Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins, das 8h às 14h, em ambos os locais.

Para receber o atendimento, o usuário deve comparecer à uma das unidades antes do ‘Dia D’ para realização de cadastro, munido dos documentos pessoais. Além disso, é necessário ter acima de 18 anos e apresentar sintomas como: tosse seca por duas semanas ou mais, febre, suor noturno, perda de apetite e peso.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório seja investigado para tuberculose.

Tratamento especializado


Em Maceió, o II Centro de Saúde é a unidade de referência para o tratamento especializado em Tuberculose. Diariamente, equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da unidade recebem pacientes sintomáticos encaminhados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos municípios de Alagoas para avaliação especializada no II Centro de Saúde.

Contudo, a ação para diagnóstico de tuberculose vai se expandir em outras unidades para garantir prevenção aos moradores também de outras regiões da capital. Durante o atendimento, os usuários vão poder contar com exames de raio-x, coleta de escarro, coleta de urina e teste rápido para identificação de possíveis casos da doença.

Projeto


Tal ação faz parte do projeto ‘Start4All’, trata-se de um projeto internacional e que o II Centro irá estendê-lo às unidades de Maceió. Start4All é um projeto de quatro anos, financiado pela Unitaid e focado na melhoria global da triagem, diagnóstico e tratamento da tuberculose. Por meio da identificação e avaliação de pacotes de testes de diagnóstico de combinação existentes e novos, com uma variedade de populações de pacientes em vários ambientes de assistência médica, a Start4All está comprometida em aumentar o acesso à detecção oportuna da tuberculose e à vinculação a cuidados e tratamento de qualidade para todos.