[Vídeo] Prefeitura entrega nova Praça Marechal Deodoro aos maceioenses
Espaço público foi adotado pelo TJ, que ficará responsável pela gestão da praça
O prefeito de Maceió, JHC, entregou nessa segunda-feira (13), a reforma da Praça Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Há mais de uma década o espaço público histórico não passava por reforma e foi totalmente revitalizado pela gestão JHC. Volta agora a ser ponto de encontro de maceioenses e de visitação turística. Ao devolver a praça ao povo, o prefeito destacou a importância para a cultura e a história da capital alagoana.
“É um novo espaço de convivência para os maceioenses e um novo ponto turístico. Ao lado do Palácio da Justiça, um desejo antigo do Tribunal de Justiça, que em parceria com a prefeitura, a gente faz um parque aqui usando material de primeira qualidade, assim como nós fizemos no Parque da Centenário. Então é esse padrão que nós queremos levar para grandes praças, grandes áreas da nossa cidade”, disse JHC.
O prefeito destacou ainda que a iniciativa já faz parte da revitalização do Novo Centro, que vai contar com outros projetos de requalificação. “Com isso, esperamos ter aqui no Centro novos incentivos de moradia, incentivos locatícios e tributários para aqueles que querem investir na nossa cidade e, com isso, vamos resgatar o comércio da nossa cidade, gerar renda e ter aqui uma cultura vibrante, onde novas oportunidades possam surgir”, emendou JHC.
O vice-prefeito, Rodrigo Cunha, destacou que essa é sua primeira obra inaugurada como secretário municipal de Infraestrutura e garantiu que vai trabalhar para que mais obras sejam entregues à cidade.
“Nós temos uma cidade para cuidar, nós temos um povo que precisa ter referências que surgem através de ambientes de convivência como esse onde estamos aqui. Fiquei feliz de puxar a primeira vez aquela placa, a primeira de muitas que teremos pela frente”, garantiu Cunha.
Além de toda parte estrutural, a reforma incluiu a revitalização de quatro esculturas francesas que representam os continentes: África, Ásia, Europa e América; bancos com carregadores USB e novas lixeiras integradas ao paisagismo; espaços interativos, como as fontes com jatos de água iluminados e ganhará também uma escultura da cavalaria estilizada e a obra de ladrilho hidráulico de Delson Uchôa.
A Praça Marechal Deodoro ocupa uma área de 5 mil metros quadrados e em 2024 foi adotada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) graças a um termo de adoção de área pública concedido pela Prefeitura de Maceió. Com isso, o Município garantiu a revitalização e o TJ assumiu a gestão da praça e ficará responsável pela manutenção e preservação.
“Este é um momento de muita felicidade de todos que fazem o Poder Judiciário de Alagoas e de todos do município de Maceió poder receber essa belíssima praça, totalmente revigorada”, disse o presidente do TJ, Fernando Tourinho. “Temos que trazer de novo a população para o Centro. O processo de revitalizar é para que todos possam comparecer aqui. Acreditamos que a população vai voltar naturalmente quando se sentir segura, quando se sentir confiante”, ressaltou.
História
Considerado um dos mais antigos espaços públicos de lazer da capital alagoana, a Praça Deodoro, antiga Praça Cotinguiba, também conhecida como Largo das Princesas - alusão às filhas do imperador Dom Pedro II -, surgiu com base num projeto do artista Rosalvo Ribeiro.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
