Psicólogo da Uncisal alerta para sinais de cuidado com a saúde mental
Especialista reforça a importância do autocuidado e aponta estratégias para manter o bem-estar emocional
A campanha Janeiro Branco, que ocorre anualmente no primeiro mês do ano, busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Para o psicólogo Bryan Silva Andrade, coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), essa é uma oportunidade para discutir os desafios emocionais enfrentados pela sociedade e promover ações que incentivem o autocuidado.
“Falar sobre saúde mental é essencial para compreender como nossos pensamentos, emoções e afetos influenciam nossa vida e como podemos cuidar melhor de nós mesmos”, afirmou o especialista.
Bryan destaca que o cuidado com a saúde mental deve integrar aspectos biológicos, sociais e emocionais. “No campo biológico, sabemos que atividades físicas promovem a liberação de neuroquímicos que geram bem-estar. Não é necessário frequentar academias; qualquer atividade que envolva movimento pode ser benéfica”, explicou. Ele também reforça a importância de ambientes acolhedores e organizados para proporcionar uma sensação de segurança e proteção.
O psicólogo chama atenção para sinais que podem indicar vulnerabilidade emocional. “Quando nossos sofrimentos começam a impactar nossa capacidade de estudar, trabalhar ou nos relacionar com outras pessoas, é hora de buscar ajuda. Muitas vezes, emoções como medo, tristeza ou raiva podem nos levar a comportamentos desadaptativos”, alertou Bryan.
Além disso, ele defende a necessidade de vínculos sociais saudáveis e diversificados. “Manter relações recíprocas e investir em novas experiências socioculturais pode ampliar horizontes e fortalecer a saúde mental”, apontou. Entre as recomendações, estão práticas coletivas, como esportes e atividades artísticas, e o desenvolvimento do autoconhecimento, que ajuda a enfrentar desafios emocionais de forma mais assertiva.
O NAPS da Uncisal, localizado no 3º andar do prédio-sede da Universidade, oferece suporte psicológico e psicopedagógico aos estudantes da instituição. Roseane Lima, Kátia Regina e o próprio Bryan compõem a equipe de profissionais que realizam os atendimentos. “Nosso trabalho é apoiar os alunos para que enfrentem seus desafios emocionais e acadêmicos, promovendo um espaço de acolhimento e crescimento pessoal”, destacou Bryan.
Ele também pontuou que, apesar do crescente reconhecimento da importância da saúde mental, ainda há preconceitos e negligências. “Infelizmente, muitas pessoas ainda ignoram sinais de sofrimento e recorrem a comportamentos compensatórios, como isolamento ou consumo excessivo de álcool. Esse padrão de comportamento, se não tratado, pode agravar o quadro emocional”, explicou.
Para quem busca ajuda, o NAPS oferece agendamentos por meio do site oficial e está disponível de segunda a sexta-feira. “A saúde mental não pode ser negligenciada. É preciso reconhecer os sinais, buscar apoio e investir no cuidado contínuo”, finalizou Bryan.
ServiçoNúcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS);Local: 3º andar, prédio-sede da Uncisal;Funcionamento: Segunda a quinta, das 8h às 18h; sexta, das 8h às 14h;Agendamentos: https://naps-uncisal.reservio.com/Telefone: (82) 3315-6726
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
