[Vídeo] Theatro Homerinho: conheça a história de um sonho que se torna realidade em Maceió
Em entrevista para a Antena 7, a atriz e cofundadora do novo espaço cultural Ivana Iza contou como foi o processo de construção
O Theatro Homerinho, um espaço dedicado à arte e à cultura alagoana, nasceu da paixão, perseverança e visão de dois nomes fortes no cenário artístico de Alagoas: Tainan Canário e Ivana Iza, atriz que há 30 anos dedica sua vida ao teatro. Localizado no coração da cidade, em Jaraguá, o teatro não é apenas um palco para a arte, mas também um espaço de memória, homenagens e sonhos concretizados.
Em entrevista para a Rede Antena 7, nesta sexta-feira (17), a atriz contou um pouco como foi o processo de construção desse empreendimento cultural.
Segundo ela, a ideia de criar o Theatro Homerinho começou como um projeto pessoal e de muito amor à arte teatral, e durou seis anos para ficar pronto.
"Eu queria uma casa inicialmente para ser uma escola de teatro. Sempre foi um sonho ter um teatro, mas na época parecia ser algo distante, especialmente pelo custo que um projeto desses exige", compartilhou Ivana Iza. Foi então que Tainan Canário, com sua visão empreendedora e amor pelo teatro, se uniu ao sonho de Ivana.

Atriz Ivana Iza - Foto: Kely Alves/Rede Antena7
Em 2019, o projeto começou a ganhar forma. Canário, então, conseguiu falar com o proprietário do local e alugou, ligando para Ivana logo em seguida com a informação de que tinha alugado o prédio.
"Nós começamos no prédio, mas a reforma foi um grande desafio. Não podíamos mexer na fachada e no telhado, mas o interior foi completamente transformado", conta Ivana. Tainan nunca deixou de acreditar na viabilidade do projeto. "O custo foi altíssimo, mas não poderia ser diferente. Era preciso fazer com que o sonho se tornasse realidade."
O processo de construção e adaptação do Theatro Homerinho foi difícil e exigiu muito esforço e dedicação, mas a união e o apoio de parceiros e patrocinadores ajudaram a dar vida ao teatro. "A obra foi sustentada principalmente pelos nossos cursos e por iniciativas privadas. 70% do recurso foi próprio, mas os patrocinadores e parceiros como o Governo do Estado, Casa das Tintas, e o curso Passarinho fortaleceram o projeto", explicou a atriz.

Fachada do Theatro Homerinho - Foto: Assessoria
A inauguração do teatro é uma grande celebração, não apenas pela realização de um sonho, mas também pela homenagem a Homero Cavalcante, um dos maiores nomes do teatro alagoano.
"Homero é o amor da minha vida e de muitos. Ele é um grande ator, dramaturgo e professor. Ele merece todas as honras possíveis. Nosso objetivo com o Homerinho é criar um espaço onde o público possa se sentir acolhido e, ao mesmo tempo, refletir sobre a arte e a cultura alagoana", afirmou Ivana Iza, emocionada.
O novo espaço se propõe a ser um local multiuso, com mobilidade para diferentes tipos de eventos, como peças de teatro, shows, apresentações de dança e projeções de filmes e documentários. Com capacidade para um público menor, o teatro conta com um palco de 6x7 metros, além de equipamentos de som e iluminação de última geração.
Prévia para os artistas e a inauguração
Na próxima quarta-feira (22), o Theatro Homerinho abrirá suas portas para os artistas, produtores e representantes de grupos alagoanos. Será um momento de troca e uma importante reunião com os artistas locais.
A inauguração oficial do espaço será no dia 1º de fevereiro, com uma programação de cortejo artístico, performances musicais e a presença de artistas e produtores culturais de destaque.
O evento terá início às 17h, com a Banda Fanfarra de Boca da Mata e segue com uma série de apresentações que incluem Junior Almeida, Chris Braun, Flora, Lari Gleice, Igbonan Rocha, Wado, Fernanda Guimarães, Wilma Araújo, Telma Cesar, entre outros.
Confira a entrevista completa:
Veja também
Últimas notícias
Padrasto agride enteado após chegar bêbado em casa; criança sofreu ferimento no olho
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
