Festival Sururu reúne o melhor da cultura alagoana em cinco exibições inéditas
Evento começa no dia 02 de setembro no canal do Festival Sururu no YouTube

Com a proposta de mostrar ao mundo os mais diversos manifestos culturais de Alagoas, no próximo dia 02 de setembro de 2021, estará disponível no canal Festival Sururu, no YouTube, o primeiro episódio de uma série de cinco lives que trarão show de artistas renomados no Brasil. Além da música, o Festival Sururu fará um tour pelos grupos culturais do estado que tem como inspiração, molusco que é patrimônio imaterial de Alagoas.
Em razão da pandemia da covid-19, as apresentações culturais foram gravadas previamente, em um dos cenários mais significativos para o público alagoano, o Teatro Deodoro, que em 2021 completa 111 anos. “Temos um time de quinze cantores e compositores que tem uma história com a cultura alagoana, que entendem o poder de identificação que o Sururu e as lagoas do nosso estado representam para o nosso desenvolvido. São músicas autorais, que expressam o DNA de cada artista. Está ficando tudo muito lindo”, destacou Alan Quintella, idealizador do projeto.
O Festival Sururu, que é uma iniciativa apoiada pela Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria de Estado da Cultura, irá contextualizar a importância do molusco no desenvolvimento social e econômico de Maceió e das cidades que as lagoas Mundaú e Manguaba margeiam. “É um orgulho fazer parte dessa iniciativa. O sururu representa o que o alagoano tem de melhor, a sua criatividade e força. Estamos ansiosos para acompanhar os shows e conhecer cada vez mais os movimentos culturais do nosso estado”, declarou a secretária de estado da cultura, Melina Freitas.
A direção de produção musical dos shows é de Fernando Melo, músico alagoano, radicado em São Paulo há quase 40 anos, que imprime em sua arte toda a memória da infância e adolescência em Alagoas. “A ideia de fazer esse festival surgiu em um encontro em Judiaí, em São Paulo. Lá já havíamos definido que o palco desse evento seria o Teatro Deodoro. O Deodoro é a casa de todos os artistas alagoanos e sempre esteve de portas abertas para a cultura brasileira. Estou muito feliz”, comemorou o músico.
Já a direção artística musical do Festival Sururu é assinada por outro músico alagoano que ganhou o mundo com o seu talento, Fernando Nunes. O baixista e produtor musical reforçou a importância da iniciativa na valorização dos artistas locais. “Considero esse festival um marco na cultura alagoana. Alagoas é uma terra muito rica em cultura e temos muito a oferecer para o mundo. Esse é o começo de uma nova era de divulgação da nossa cultura. Viva o Sururu”.
As apresentações culturais serão disponibilizadas ao vivo, todas as quintas-feiras do mês de setembro, às 19h, no canal Festival Sururu, no YouTube.
Confira o teaser de lançamento:
Últimas notícias

Saiba como será o funcionamento do comércio nos feriados da Sexta-Feira Santa e Tiradentes

Braga Netto recebe líder do PL na prisão e o parabeniza por articulação pela anistia

Condenado por estuprar sobrinha de 11 anos é preso em Olivença, Sertão de AL

Justiça de Alagoas derruba lei que cria Dia em Memória às Vítimas do Comunismo em Maceió
Nova lei de Gabi Gonçalves estimula participação feminina na ciência e tecnologia em AL

Batalhão da PM queima cruz em ritual com tom supremacista em SP
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
