Dois primeiros casos de metapneumovírus são registrados em Pernambuco
Vírus vem causando um surto de infecções respiratórias na China
Pernambuco identificou os primeiros casos confirmados de 2025 do metapneumovírus humano (HMPV), um vírus respiratório que pode causar infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. A informação foi divulgada na quarta-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
As infectadas são duas meninas, uma de 1 ano e 7 meses e a outra de 3 anos e 11 meses, residentes do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. Elas já receberam alta hospitalar.
Embora não tenha sido registrado em Pernambuco em 2024, o vírus tem sido monitorado constantemente desde que foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Em relação ao ano passado, o epidemiologista e sanitarista George Dimech, gerente do Núcleo de Vigilância e Respostas de Emergências em Saúde, da SES-PE, explicou que a ausência de casos de HMPV em 2024 pode ser atribuída à possibilidade de não detecção laboratorial.
"Pode ser apenas que não tenha sido detectado laboratorialmente", afirmou Dimech, destacando ainda que, historicamente, o HMPV causa um maior número de adoecimentos a partir do mês de fevereiro no Estado.
Especialistas apontam que o HMPV não é uma "nova ameaça", mas sua presença crescente em alguns países, como a China, tem gerado preocupações.
O vírus é considerado uma doença respiratória já conhecida, mas frequentemente pouco comentada no Brasil. Desde 2016, o Estado registrou diversos casos, com picos de infecção em anos como 2022, quando 27 casos foram identificados.
Em 2017 e 2023, o vírus não foi detectado em amostras analisadas. Em relação aos números gerais, Pernambuco já identificou 15 casos de HMPV em 2016, um caso em 2018, três em 2019, um em 2020, sete em 2021, 27 em 2022 e sete em 2023.
O HMPV, apesar de ser um vírus respiratório comum, segue sendo monitorado pelas autoridades de saúde, que enfatizam a importância do acompanhamento constante e da conscientização da população sobre as formas de prevenção, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em ambientes com grande aglomeração.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
