Dois primeiros casos de metapneumovírus são registrados em Pernambuco
Vírus vem causando um surto de infecções respiratórias na China
Pernambuco identificou os primeiros casos confirmados de 2025 do metapneumovírus humano (HMPV), um vírus respiratório que pode causar infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. A informação foi divulgada na quarta-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
As infectadas são duas meninas, uma de 1 ano e 7 meses e a outra de 3 anos e 11 meses, residentes do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. Elas já receberam alta hospitalar.
Embora não tenha sido registrado em Pernambuco em 2024, o vírus tem sido monitorado constantemente desde que foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Em relação ao ano passado, o epidemiologista e sanitarista George Dimech, gerente do Núcleo de Vigilância e Respostas de Emergências em Saúde, da SES-PE, explicou que a ausência de casos de HMPV em 2024 pode ser atribuída à possibilidade de não detecção laboratorial.
"Pode ser apenas que não tenha sido detectado laboratorialmente", afirmou Dimech, destacando ainda que, historicamente, o HMPV causa um maior número de adoecimentos a partir do mês de fevereiro no Estado.
Especialistas apontam que o HMPV não é uma "nova ameaça", mas sua presença crescente em alguns países, como a China, tem gerado preocupações.
O vírus é considerado uma doença respiratória já conhecida, mas frequentemente pouco comentada no Brasil. Desde 2016, o Estado registrou diversos casos, com picos de infecção em anos como 2022, quando 27 casos foram identificados.
Em 2017 e 2023, o vírus não foi detectado em amostras analisadas. Em relação aos números gerais, Pernambuco já identificou 15 casos de HMPV em 2016, um caso em 2018, três em 2019, um em 2020, sete em 2021, 27 em 2022 e sete em 2023.
O HMPV, apesar de ser um vírus respiratório comum, segue sendo monitorado pelas autoridades de saúde, que enfatizam a importância do acompanhamento constante e da conscientização da população sobre as formas de prevenção, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em ambientes com grande aglomeração.
Últimas notícias
Carnaval: Em menos de 24 horas, MPAL participa de 13 audiências de custódia no Sertão, uma de tentativa de homicídio
Recifes de Alagoas entram em projeto nacional de monitoramento e restauração ambiental
Violência no Agreste: MPAL desbanca álibi e pede prisão de mulher suspeita de matar esposo
Flávio Bolsonaro assina pedido de impeachment de Toffoli
“Maceió Abraça o Mundo”: Estudantes da rede municipal relatam emoção e expectativa rumo a Londres
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após caminhonete capotar na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
