TikTok volta a funcionar nos EUA após discurso de Trump
Em discurso, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou que editará um decreto em seu primeiro dia de governo para que o aplicativo seja restabelecido.
O TikTok anunciou neste domingo (19) que está de volta ao ar nos Estados Unidos após o presidente eleito Donald Trump prometer adiar a proibição do acesso ao aplicativo no país assim que retornar ao poder na segunda-feira (20).
"Como resultado dos esforços do presidente Trump, o TikTok está de volta nos EUA", informou a plataforma em notificação enviada aos usuários.
O TikTok havia saído do ar nos Estados Unidos neste domingo devido a uma lei federal que força a plataforma a vender sua operação no país. Trump, no entanto, afirmou que publicará um decreto determinando que a aplicação da legislação seja adiada.
A rede social também agradeceu a Trump por "fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades [por] fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem".
Após o comunicado, alguns usuários norte-americanos relataram que estavam conseguindo acessar tanto o aplicativo quanto o site do TikTok , segundo a agência Reuters.
O presidente eleito disse que tomaria medidas para que a rede fosse reativada. "Vou emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período para que as proibições da lei entrem em vigor", escreveu Trump na rede Truth Social. Segundo ele, o decreto permitirá um acordo que "protegeria a segurança nacional" dos EUA.
Trump também afirmou que o decreto isentará de responsabilidade qualquer "empresa que ajudou a impedir que o TikTok ficasse no escuro". O republicano ainda explicou que sua "ideia inicial" é criar a joint-venture entre os atuais proprietários do TikTok - a empresa chinesa ByteDance - "e/ou novos proprietários, por meio da qual os Estados Unidos obteriam 50% da propriedade da empresa".
Também neste domingo (19), Trump havia publicado a mensagem “salve o TikTok”, horas depois de o aplicativo parar de funcionar no país. Ainda na noite de sábado (18), o TikTok enviou uma notificação a seus usuários anunciando que ficaria temporariamente indisponível. A plataforma também informou que Trump trabalharia com a empresa para que o app voltasse ao ar.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
