Vendas de carros elétricos crescem 2,5 vezes em Alagoas
Em 2024, primeiro ano de isenção de IPVA para veículos eletrificados, foram comercializadas 2.473 unidades no estado
Incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado, entre eles a isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos, contribuíram diretamente para o aumento nas vendas de veículos eletrificados em Alagoas, em 2024.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelam que no ano passado, foram comercializadas 2.473 unidades desse segmento, um avanço de 151,8% em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 982 veículos. Naquele ano, ainda não havia benefícios concedidos pelo Estado para o setor.
Quando analisada a série histórica – iniciada pela ABVE em 2022 –, as vendas de carros elétricos e híbridos em Alagoas apresentaram um crescimento de 518,2%. Em números absolutos, no ano passado foram comercializados 2.073 veículos a mais do que os 400 vendidos em 2022.
De acordo com o Governo do Estado, além de incentivar o crescimento da economia, a isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos – que passou a vigorar no início de 2024 – busca estimular a adoção de tecnologias mais limpas e sustentáveis no setor automotivo.
Regulamentada pela Lei nº 9.093, de 11 de dezembro de 2023, a isenção de pagamento de IPVA é válida no primeiro ano da aquisição de todos os veículos automotores que funcionam por meio de eletricidade, além dos veículos híbridos, usando cada um seu tipo de energia para funcionamento, sendo que a fonte energética de um dos motores seja energia elétrica.
A partir do segundo ano, o valor pago será de 1%. Já para os carros híbridos, a alíquota após o primeiro ano será de 0,75% do valor do IPVA e a partir do segundo ano, 1,50%. Para veículo automóvel de passageiro, de carga ou misto que utilize gás natural, a alíquota de isenção do IPVA será de 1,5%.
Antes da promulgação da lei, a alíquota de isenção do IPVA no estado era de 2% para veículos elétricos e de 1,5% para carros com uso de gás natural ou de formas híbridas (que funcionam com mais de um motor).
Secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy explica que ao zerar o IPVA desses automóveis, o Governo estimula o mercado de compra e venda dos veículos híbridos e elétricos, segmento que está em expansão no mundo. “Isso também gera um grande estímulo no setor econômico estadual, uma vez que atraem novos investidores voltados à fabricação de veículos nesse segmento”, destaca.
Ele ressalta que o incentivo fiscal do governo visa também buscar proporcionar uma redução na poluição e nas emissões de gases de efeito estufa, amenizando assim os impactos ambientais associados aos veículos movidos a combustíveis fósseis.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
