Alagoas registra abertura de mais de 39 mil empresas e criação de 21 mil empregos em 2024
Comparado ao ano anterior, o estado teve um aumento significativo de 8.253 empresas e 4.455 postos de trabalho
Políticas públicas, ações e programas desenvolvidas pelo Governo de Alagoas ajudaram o estado a registrar, em 2024, a abertura de 39.829 empresas e a geração de mais de 21 mil novos empregos. Comparado ao ano anterior, o estado teve um aumento significativo de 8.253 empresas (elevação de 26,1%) e 4.455 empregos (crescimento de 25,3%).
Em 2023, foram 31.576 empresas abertas e um saldo de 16.749 empregos criados. Os dados foram divulgados pelo Sebrae Alagoas.
Com infraestrutura adequada e um dos programas mais arrojados de incentivos fiscais e locacionais do país, Alagoas tem atraído, cada vez mais, empresas que, consequentemente, promoveram a abertura de novos postos de trabalho, em diversos setores. O círculo virtuoso aumenta o poder de compra da população e faz a roda da economia girar.
Só em 2024, o Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) incentivou 31 empresas, que promoveram investimentos da ordem de R$ 821.226.774,67 em Alagoas, geraram 2.802 empregos diretos e outros 6.962 indiretos.
Em um recorte mais amplo, que corresponde à gestão do governador Paulo Dantas, foram gerados mais de 23 mil empregos diretos, por meio das mais de 270 obras estruturantes diversas executadas pelo Governo de Alagoas, com investimento de R$ 4,9 bilhões.
O ano de 2024 também marcou o tempo recorde de 13h32 para se constituir um negócio em Alagoas pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), que diminuiu significativamente o tempo médio para se abrir uma empresa por aqui.
Qualificação
Para acompanhar o ritmo da economia e a abertura de novos postos de trabalho, o Governo de Alagoas também tem investido na qualificação da mão de obra. Neste sentido, dois programas se destacam: o Emprega Mais Alagoas e o Escola do Turismo, que atende um dos setores que mais crescem no estado.
Só em 2024, o Emprega Mais Alagoas qualificou, de forma gratuita, mais de mil trabalhadores, em diversas áreas. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).
Já o Escola do Turismo findou 2024 com mais de 2.700 alunos capacitados e certificados. O programa é executado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com as empresas, o Sindicato Empresarial de Hospedagens e Alimentação (Sindhal), Senac e Sebrae. São 49 cursos, divididos em 290 turmas.
Desde o seu lançamento, o Escola do Turismo já formou mais de 5.600 alunos. Em janeiro deste ano, foram abertas mais de 190 novas vagas. O objetivo do programa é fomentar a geração de emprego e renda, além de capacitar pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou qualificar quem já está no mercado de trabalho, movimentando os setores de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados à atividade turística.
Além de receberem a certificação, após a conclusão dos cursos, os alunos são cadastrados no banco de talentos, plataforma que conecta os concluintes às vagas abertas no setor turístico do estado.
Últimas notícias
Suspeito de executar homem em Japaratinga morre após confronto com a PM em Maragogi
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
