Governo de Alagoas cria Índice de Desenvolvimento da Educação Básica estadual
Instrumento visa monitorar o desempenho educacional para traçar melhorias dos indicadores e qualificar práticas pedagógicas

O governador Paulo Dantas criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Alagoas (Ideal) para as escolas das redes públicas estadual e municipais. A inciativa tem o objetivo de monitorar o desempenho educacional no estado, fomentar a melhoria dos indicadores e a qualificação das práticas e rotinas pedagógicas. O Ideal foi instituído por meio de decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (22).
O instrumento busca desenvolver estratégias de recomposição da aprendizagem, visando redução das desigualdades educacionais e promoção da equidade.
Também fazem parte do planejamento estratégico do Ideal, ações de estímulo à busca de resultados exitosos na educação, a exemplo de reconhecimentos, por meio de concessão de premiações e condecorações. Além disso, o indicador tem como objetivo subsidiar a definição de metas para a trajetória da qualidade na educação básica.
%200002.jpg)
Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc
O Ideal será calculado com base nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), que valia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, levando em consideração três indicadores: desempenho, equidade de aprendizagem e rendimento. A intenção é também é direcionar políticas públicas com o objetivo de promover melhoria nos sistemas de ensino estadual e municipal.
Para a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a iniciativa reflete o compromisso do governador Paulo Dantas em garantir um futuro de oportunidades para todos por meio de uma educação de qualidade.
“O Ideal chega para se somar ao nosso Saveal, que nos permite uma importante avaliação diagnóstica, refletindo o desempenho dos nossos estudantes, para que possamos identificar os pontos de melhoria. O Ideal, portanto, surge não apenas como mais um índice destinado à equidade na educação, mas, também, como um instrumento de valorização dos nossos profissionais, que trabalham, diariamente, na execução de programas exitosos, a exemplo do Cartão Escola 10, que se tornou uma referência nacional”, afirma a secretária.
O indicador será medido ano a ano, constituindo o ciclo histórico a cada quinquênio e considerando os resultados obtidos na edição de 2023 para a definição das notas de limite superior e inferior e demais aspectos que se fizerem necessários.
A partir deste ano, serão definidas metas para o crescimento do Ideal das unidades escolares e dos municípios até o ano de 2030, sendo divulgadas por meio de Instrução Normativa.
Destaque no Ideb e Saeb
O ensino público estadual é destaque nacional, com conquistas e resultados significativos obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Alagoas obteve o melhor resultado do ensino médio da rede estadual desde a criação do Ideb, com a terceira melhor nota na edição 2023 entre as redes estaduais de ensino do Nordeste e a sétima melhor avaliação do Brasil. Quanto ao Saeb, o estado foi o segundo do país com maior avanço neste sistema de avaliação.
Últimas notícias

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná

Policiais descobrem laboratório de falsificação de bebidas no DF

Mulher morre e homem fica ferido após tentativa de assalto em Penedo

PM apreende 23 armas de fogo e quase 50 kg de drogas na última semana em Alagoas

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
