Justiça e entidades de AL discutem possível emissão de carteira de identidade em cartórios
Corregedoria, Procuradoria Geral do Estado e Instituto de Identificação estudam proposta apresentada pela Arpen/AL
Representantes da Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Instituto de Identificação realizaram, nesta segunda-feira (3), uma reunião para discutir sobre a possível emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em cartórios.
A proposta foi apresentada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) e está sendo analisada pelas entidades públicas.
A discussão teve a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, dos juízes auxiliares da CGJAL, Geneir Marques, Kleber Borba e Laila Kerckhoff, da procuradora-geral, Samya Suruagy, do subprocurador Luís Fernando Demartine Souza, e de representantes do Instituto de Identificação.
“O objetivo é aproveitar a vasta capilaridade dos cartórios de registro civil para facilitar o acesso dos cidadãos alagoanos a este serviço, permitindo que eles realizem a emissão do documento em unidades mais próximas de suas residências, sem a necessidade de se deslocar até Maceió”, destacou o corregedor-geral, Celyrio Adamastor.
A procuradora-geral do estado, Samya Suruagy, ressaltou que é preciso unir esforços em prol do estado de Alagoas.
“Vai haver uma descentralização para que aquele que mora no interior possa tirar sua carteira de identidade sem necessitar ir para um centro maior. Isso já é uma grande valia, é uma grande ajuda, principalmente para aqueles menos favorecidos”.
Do Instituto de Identificação participaram o diretor administrativo, Marcelo Casado, e o superintendente, Antônio Ferreira; além do perito adjunto da Polícia Científica, Wellington Melo.
Carteira de Identidade Nacional
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o principal documento de identificação civil no Brasil e foi estabelecida pelo Decreto Federal nº 10.977/2022. O novo modelo unifica o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o único e válido registro de identificação no país.
Em Alagoas, o documento é atualmente emitido pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Reunião entre CGJAL e PGE.
Durante reunião com representantes da Procuradoria Geral do Estado, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, reafirmou o compromisso com a colaboração entre as instituições, com o objetivo de promover um sistema de Justiça mais ágil e acessível.
Já a procuradora-geral, Samya Suruagy, destacou que o diálogo contínuo entre as instituições será essencial para garantir uma Justiça mais célere e eficaz para toda a população.
Veja também
Últimas notícias
Justiça torna réus 12 denunciados por queda de avião da Voepass
Igreja em Arapiraca é reconhecida como patrimônio cultural de Alagoas
Meio/Ideia: Flávio tem 51,1% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 48,9%
Alfredo Gaspar participa do Bloquinho do 22 nesta quinta-feira em Maceió
Adolescente morre após ser atropelado por ônibus enquanto andava de bicicleta
Gari que estudava medicina morre atropelado por caminhão de lixo em MS
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
