UPA Trapiche abre 10 novos leitos na sala amarela e recebe aparelho de raio-X
Novo espaço e novo equipamento leva mais conforto e comodidade para pacientes atendidos pela unidade
A Secretaria de Saúde de Maceió entregou nesta sexta-feira (7) dez novos leitos (poltronas) na sala amarela da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra. Com os novos equipamentos, a unidade passa a contar com 18 leitos, levando mais conforto e comodidade para os pacientes atendidos. Na ocasião, também foi entregue um novo equipamento de raio-X, mais moderno, para a população.
A sala amarela da UPA Trapiche da Barra é a sala de observação, onde os pacientes com gravidade moderada são encaminhados para atendimento rápido. A cor amarela indica que o paciente tem gravidade moderada, mas que precisa de uma avaliação mais detalhada.
Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária da SMS, que representou o secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, ressaltou que a gestão realiza um acompanhamento diário das UPAS. “Nos últimos meses conseguimos dar vazão na área de regulação e houveram dias sem pacientes para regular. Então foi muito importante esse fortalecimento, com uma regulação 24h, que nos permitiu avançar muito e essa ampliação de leitos e entrega de novos equipamentos é um retorno muito bom que estamos dando à população”.
Já de acordo com Narita Brito, diretora da UPA Trapiche da Barra, o fortalecimento das parcerias com a SMS permitiu que a unidade avançasse na assistência ao paciente. “Com a entrega desses novos leitos damos mais conforto aos pacientes e com foco na regulação para que o leito gire mais rápido. Ajustamos nosso quadro de colaboradores, com mais médicos na sala amarela, com parcerias com o Hospital da Cidade e com isso uma resposta melhor a todos os nossos pacientes”.
Durante a visita, representantes da SMS participaram do “UPA Day”, reunião diária da gestão da UPA com os colaboradores para alinhar demandas de cada setor nas últimas 24h, com questões como tempo de espera de pacientes, quantidade de transferências, protocolos abertos, entre outros.
Logo após, foi feita uma visita ao novo equipamento de raio-X digital de última geração, adquirido pela SMS pelo valor de R$ 354.060,64, que conta com um avançado sistema de radiografia digital projetado para oferecer imagens médicas de alta qualidade com precisão e eficiência.
Já a sala amarela, que agora conta com 18 leitos, recebe os pacientes encaminhados dos atendimentos nos consultórios. A permanência na sala amarela é de, no máximo, 24 horas. Se o paciente precisar ficar mais tempo, a equipe de saúde providencia a transferência para um hospital.
Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
