Saúde

Mais quatro pessoas são beneficiadas com a captação de órgãos no HGE

Doadora foi uma mulher de 41 anos que sofreu um traumatismo cranioencefálico e morreu; família autorizou a doação

Por 7Segundos, com Sesau 10/02/2025 20h08
Mais quatro pessoas são beneficiadas com a captação de órgãos no HGE
Mais quatro vidas serão salvas com a captação de órgãos no HGE - Foto: Natália Lessa / Ascom Sesau

Mais quatro pessoas, que estão na lista de espera, serão beneficiadas com a captação de órgãos realizada no Hospital Geral do Estado (HGE). 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a doadora foi uma mulher de 41 anos que sofreu um traumatismo cranioencefálico e morreu. A família autorizou a doação em um ato de solidariedade, que salvará a vida desses pacientes.

A doadora foi admitida na unidade de Urgência e Emergência de Alagoas após sofrer um grave acidente de trânsito. 

Mesmo assistida pela equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o quadro clínico evoluiu para a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais, comprovado por protocolo que inclui avaliação de pré-requisitos, exames clínicos, teste de apneia e mais exames complementares.

“A família optou por dar continuidade, mesmo após a morte, ao nosso esforço permanente em salvar vidas. Com essa atitude, nós poderemos ajudar outras quatro pessoas que estão na fila de espera por transplante. Foram cadastrados para doação no Sistema Nacional de Transplantes (SNT): o fígado, um dos rins e as córneas”, informou o coordenador da OPO, médico Lucas Santana.

Conforme levantamento feito pela Central de Transplantes de Alagoas em janeiro deste ano, 538 pessoas estão na lista de espera, na expectativa pela doação. São 523 aguardando por córneas, 10 por um rim, quatro por um fígado e uma por um coração.

“É preciso falar sobre a doação de órgãos, esclarecermos dúvidas sobre todo o processo e que toda a sociedade se una em prol de uma cultura de solidariedade por tantas vidas que podem ser salvas com esse gesto. Seja um doador de órgãos. Informe a sua família sobre a sua vontade. Salve vidas!”, declarou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.