Fazenda esclarece contribuintes sobre o envio dos carnês do IPTU 2025
Para aproveitar o desconto de 10%, o contribuinte deve emitir a guia pelo site da Fazenda Municipal

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) informa aos contribuintes de Maceió que, em 2025, não serão enviados os tradicionais carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os domicílios. Para efetuar o pagamento do IPTU, seja à vista com desconto ou parcelado, o contribuinte deverá emitir a guia exclusivamente no site do órgão: online.maceio.al.gov.br/n/iptu2025/
O cidadão poderá quitar o IPTU 2025 com um desconto de 10% sobre o valor total, em cota única, até o dia 28 de fevereiro. Para emitir a guia, basta informar o número de inscrição municipal do imóvel. Essa identificação pode ser encontrada em boletos de IPTU. Caso necessite de auxílio para identificar a inscrição, o contribuinte poderá entrar em contato com o órgão por meio do e-mail [email protected] ou presencialmente.
O atendimento presencial é realizado mediante agendamento prévio pela internet. O atendimento ao público ocorre na sede da Sefaz, localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, próximo à Praça dos Palmares, no Centro, e nos postos de atendimento do Já! Maceió, situados no Maceió Shopping e na Galeria do Benedito Bentes, próximo ao Pátio Shopping. O agendamento para atendimento na sede deve ser feito no site www.online.maceio.al.gov.br/1/ver_servico/6/65/agendamento/, e o agendamento para o Já! deve ser realizado em ja.al.gov.br/.
O diretor de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Phillippe Félix, explica que a implementação do IPTU totalmente digital proporciona mais praticidade na relação com o contribuinte e economia para o poder público.
"O IPTU Digital é uma medida que estamos implementando ao longo dos últimos anos e que trouxe mais comodidade ao contribuinte, pela forma de acesso à guia e pela facilidade no pagamento, com o Pix e o QR Code. Isso eliminou filas, a necessidade de deslocamento e reduziu o tempo gasto pelo cidadão", afirma o diretor.
Até 28 de fevereiro, é possível pagar o IPTU em cota única com 10% de desconto, um dos maiores e mais vantajosos abatimentos oferecidos entre as capitais do país. O IPTU também pode ser parcelado em até 10 vezes, sem desconto, a partir de março.
A Secretaria de Fazenda reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Veja também
Últimas notícias

Vídeo mostra momento em que o advogado João Neto agride mulher dentro de apartamento em Maceió

Advogado João Neto é preso acusado de violência doméstica em Maceió

Evento gratuito sobre saúde mental no trabalho é realizado em Arapiraca

Prefeito recebe governador para assinatura da Ordem de Serviço da Fábrica da Sopa de Rio Largo

Hemoal tem estoque crítico e apela por doação de sangue para Feriadão da Páscoa

Mãe de Ana Beatriz passa mal durante diligência das polícias na residência dela em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
