MPAL entrega certificados aos vencedores do Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores
Também foram premiados nesta quinta-feira os promotores de Justiça Alberto Fonseca, Lavínia Fragoso e Kleber Valadares, com a iniciativa
Nesta quinta-feira (13), o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) fez a entrega dos certificados aos promotores de Justiça Alex Almeida, Marília Cerqueira, Alberto Fonseca, Lavínia Fragoso e Kleber Valadares, vencedores do Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores.
A escolha das iniciativas premiadas foi feita durante a 3ª reunião ordinária de 2025 daquele colegiado, que elegeu os seguintes trabalhos: garantia de concretização dos direitos da pessoa idosa, garantia de efetividade dos direitos fundamentais dos adolescentes e jovens em conflito com a lei, e agenda resolutiva: apoio aos animais afetados pelo desastre da Braskem.
A iniciativa desenvolvida pelo promotor de Justiça Alex Almeida, da 2º Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, é voltada à realização de atividades extrajudiciais para assegurar a concretização dos direitos da pessoa idosa. “Tudo começou quando eu percebi que a rede de apoio à pessoa idosa em condição de vulnerabilidade não estava se comunicando, ou seja, sem funcionar da forma correta. Então, juntei os órgãos públicos e fomos visitar as comunidades para entender as principais necessidades. A partir daí, passamos a atuar de forma resolutiva e com cada cumprindo a sua responsabilidade com a finalidade maior de garantir de forma concreta os direitos desse público, resgatando sua dignidade e respeito social. Portanto, é uma alegria receber o reconhecimento por esse trabalho que está sendo feito”, disse o promotor.
Sistema socioeducativo
Com o intuito de promover a transformação social na vida de socioeducandos, a boa prática realizada pela promotora de Justiça Marília Cerqueira desenvolve atividades extrajudiciais e judiciais junto a adolescentes em conflito com a lei. “É uma iniciativa que visa a promoção de resolutividade no programa de privação de liberdade de jovens e adultos submetidos à execução de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.
Com a colaboração de vários parceiros, estamos provocando essa mudança, é um grupo que precisa de uma atuação integrada porque cuidar da infância e da juventude é uma coresponsabilidade coletiva, ainda mais quando estamos falando sobre socioeducandos que vão precisar ser reinseridos na sociedade. Obrigada ao Colégio por entender a importância dessas atividades”, afirmou Marília Cerqueira.
Proteção aos animais
Também foram premiados nesta quinta-feira os promotores de Justiça Alberto Fonseca, Lavínia Fragoso e Kleber Valadares, com a iniciativa ‘agenda resolutiva: apoio aos animais afetados pelo desastre da Braskem. “É motivo de felicidade para nós ver a área do meio ambiente receber esse reconhecimento. O trabalho fruto dessa homenagem envolveu a promoção de atividades voltadas ao planejamento e execução do programa de apoio aos animais em face da tragédia ocorrida na área de subsidência da Braskem, e já são mais de 10 mil animais beneficiados. Fizemos procedimentos cirúrgicos, castração, criamos canis e gatis, promovemos controle populacional e feiras de adoção, dentre outras ações. E tudo isso fez o trabalho virar uma referência internacional”, declarou Alberto Fonseca.
Reconhecimento
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, parabenizou aos cinco promotores de Justiça pelo reconhecimento: “O Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores tem como objetivo estimular, reconhecer e promover iniciativas relacionadas à atividade funcional capazes de provocar mudanças positivas na sociedade, e as iniciativas vencedoras são, de fato, ações que provocaram essa transformação. É um orgulho para o Ministério Público ter membros que desenvolvem esse tipo de trabalho”, disse ele.
Segundo o edital, lançado em novembro do ano passado, a escolha das melhores práticas a serem premiadas pelo Colégio de Procuradores leva em consideração os seguintes critérios: inovação, capacidade de transformação da realidade social e resultados obtidos.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
