MPAL entrega certificados aos vencedores do Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores
Também foram premiados nesta quinta-feira os promotores de Justiça Alberto Fonseca, Lavínia Fragoso e Kleber Valadares, com a iniciativa
Nesta quinta-feira (13), o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) fez a entrega dos certificados aos promotores de Justiça Alex Almeida, Marília Cerqueira, Alberto Fonseca, Lavínia Fragoso e Kleber Valadares, vencedores do Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores.
A escolha das iniciativas premiadas foi feita durante a 3ª reunião ordinária de 2025 daquele colegiado, que elegeu os seguintes trabalhos: garantia de concretização dos direitos da pessoa idosa, garantia de efetividade dos direitos fundamentais dos adolescentes e jovens em conflito com a lei, e agenda resolutiva: apoio aos animais afetados pelo desastre da Braskem.
A iniciativa desenvolvida pelo promotor de Justiça Alex Almeida, da 2º Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, é voltada à realização de atividades extrajudiciais para assegurar a concretização dos direitos da pessoa idosa. “Tudo começou quando eu percebi que a rede de apoio à pessoa idosa em condição de vulnerabilidade não estava se comunicando, ou seja, sem funcionar da forma correta. Então, juntei os órgãos públicos e fomos visitar as comunidades para entender as principais necessidades. A partir daí, passamos a atuar de forma resolutiva e com cada cumprindo a sua responsabilidade com a finalidade maior de garantir de forma concreta os direitos desse público, resgatando sua dignidade e respeito social. Portanto, é uma alegria receber o reconhecimento por esse trabalho que está sendo feito”, disse o promotor.
Sistema socioeducativo
Com o intuito de promover a transformação social na vida de socioeducandos, a boa prática realizada pela promotora de Justiça Marília Cerqueira desenvolve atividades extrajudiciais e judiciais junto a adolescentes em conflito com a lei. “É uma iniciativa que visa a promoção de resolutividade no programa de privação de liberdade de jovens e adultos submetidos à execução de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade.
Com a colaboração de vários parceiros, estamos provocando essa mudança, é um grupo que precisa de uma atuação integrada porque cuidar da infância e da juventude é uma coresponsabilidade coletiva, ainda mais quando estamos falando sobre socioeducandos que vão precisar ser reinseridos na sociedade. Obrigada ao Colégio por entender a importância dessas atividades”, afirmou Marília Cerqueira.
Proteção aos animais
Também foram premiados nesta quinta-feira os promotores de Justiça Alberto Fonseca, Lavínia Fragoso e Kleber Valadares, com a iniciativa ‘agenda resolutiva: apoio aos animais afetados pelo desastre da Braskem. “É motivo de felicidade para nós ver a área do meio ambiente receber esse reconhecimento. O trabalho fruto dessa homenagem envolveu a promoção de atividades voltadas ao planejamento e execução do programa de apoio aos animais em face da tragédia ocorrida na área de subsidência da Braskem, e já são mais de 10 mil animais beneficiados. Fizemos procedimentos cirúrgicos, castração, criamos canis e gatis, promovemos controle populacional e feiras de adoção, dentre outras ações. E tudo isso fez o trabalho virar uma referência internacional”, declarou Alberto Fonseca.
Reconhecimento
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, parabenizou aos cinco promotores de Justiça pelo reconhecimento: “O Prêmio Boas Práticas com Resultados Sociotransformadores tem como objetivo estimular, reconhecer e promover iniciativas relacionadas à atividade funcional capazes de provocar mudanças positivas na sociedade, e as iniciativas vencedoras são, de fato, ações que provocaram essa transformação. É um orgulho para o Ministério Público ter membros que desenvolvem esse tipo de trabalho”, disse ele.
Segundo o edital, lançado em novembro do ano passado, a escolha das melhores práticas a serem premiadas pelo Colégio de Procuradores leva em consideração os seguintes critérios: inovação, capacidade de transformação da realidade social e resultados obtidos.
Últimas notícias
Procurado por roubo e organização criminosa é preso em Maceió
Guarda Municipal prende em flagrante homem suspeito de assalto no Centro de Maceió
Marlan Ferreira celebra os 144 anos de Limoeiro de Anadia com inaugurações e investimentos em diversas áreas
Teto de posto de combustível cede e atinge carro em Arapiraca
Ronaldo Lessa cancela compromissos após ser diagnosticado com pneumonia
Traipu inaugura pavimentações e autoriza novas obras de infraestrutura em parceria com a Codevasf
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
