Corpo de Bombeiros inicia recolhimento de taxa que garante investimentos na corporação
A arrecadação da Taxa dos Bombeiros é destinada à melhorias dos equipamentos, estrutura e serviços ; veja como gerar o boleto

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciou nesta semana o recolhimento anual da Taxa de Bombeiros. A arrecadação é destinada exclusivamente à melhoria dos equipamentos, estrutura e serviços prestados pela corporação, sendo um tributo específico para a prevenção e o combate a incêndios em edificações.
Segundo a Assessoria de Planejamento e Orçamento do CBMAL, em 2024 foram arrecadados pouco mais de R$ 4 milhões. Com os recursos, foram adquiridos uma viatura Auto Busca e Salvamento (ABS), equipamentos e materiais como motosserras, alicates universais, corta-vergalhões, GPS e lanternas de cabeça.
Além disso, o valor também foi direcionado para a melhoria da infraestrutura e das instalações dos quartéis, melhorias fundamentais que contribuem significativamente para a eficiência da corporação em resgates, salvamentos, socorros e ações de prevenção relacionadas aos combates de incêndios, garantindo cada vez mais a segurança da população.
Pagamento e valores
O pagamento da Taxa de Bombeiros é uma obrigação tributária prevista na Lei nº 6.442, de 31 de dezembro de 2003, e deve ser cumprido por todos os proprietários de imóveis, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Os recursos arrecadados são aplicados integralmente no fortalecimento operacional do CBMAL, garantindo maior eficiência no cumprimento da missão institucional de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente.
A taxa é lançada em duas etapas. A primeira ocorre em fevereiro, na versão digital, permitindo que o contribuinte gere o boleto
diretamente no site oficial da corporação (clicando aqui). Já a segunda etapa acontece a partir de março, com a entrega dos boletos físicos pelos Correios para aqueles que não realizaram o pagamento on-line.
O valor da taxa é determinado com base em três variáveis: a área construída do imóvel, o tipo de ocupação (residencial, comercial, industrial etc.) e o valor anual da Unidade Padrão Fiscal de Alagoas (UPFAL). O não pagamento da taxa pode resultar em diversas penalidades, como multa, juros de mora e a inscrição do débito na dívida ativa do Estado.
Últimas notícias

Receita Federal apreende peças de armas enviadas dos EUA em aeroporto

Jornalismo e violência de gênero: evento em Maceió debate papel da imprensa na proteção das mulheres

Ricardo Nezinho solicita construção de nova escola em Minador do Negrão

PC começa a ouvir depoimentos sobre caso de homem espancado e encontrado nu em estrada vicinal de Inhapi

Polícia Civil prende em flagrante homem que abandonou cachorro no Aeroporto de Florianópolis

Fiscalização do MPAL sobre programa EJAI chega a uma das escolas mais precárias de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
