MP recomenda paralisação imediata das obras do Renasce Salgadinho para proteger animais
Decisão foi tomada durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (17) com representantes da Prefeitura de Maceió e de entidades ambientais

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) recomendou o embargo imediato das obras do Renasce Salgadinho até que regularize o manejo da fauna na região. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (17) durante uma audiência realizada no Ministério Público de Alagoas (MP-AL), com representantes da Prefeitura de Maceió e de entidades ambientais.
A situação veio à tona após o aparecimento de dezenas de cágados no Riacho Salgadinho durante o período chuvoso no começo de fevereiro deste ano.
Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Instituto Biota de Conservação, há um risco de mortes desses animais devido à falta de um plano de resgate adequado.
Na reunião, a gerente socioambiental da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) reconheceu que o plano deveria ter sido feito pelo Consórcio antes do avanço das obras, mas não foi feito e que a Prefeitura de Maceió pretende realizar o manejo.
"Haverá a celeridade em todos os protocolos e peço apoio ao IMA no sentido de analisar com brevidade a documentação que será apresentada. Darei entrada no processo e já informei aos empreendedores sobre a paralisação", disse a representante.
O IMA também informou a Prefeitura de Maceió tem um prazo de dez dias para apresentar pelo menos o protocolo para manejo da fauna da obra como um todo. Caso não apresente o documento, o órgão será multado.
Uma nova audiência foi marcada para o dia 19 de março para avaliar o cumprimento das exigências ambientais.
Por meio de nota, a Prefeitura de Maceió, através da Seminfra, informou que foi notificada da paralisação das atividades e que realizará o manejo adequado dos animais por intermédio do IMA.
NOTA DA SEMINFRA
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que esteve em audiência realizada nesta segunda-feira (17) pelo Ministério Público Estadual (MPE), para discutir o manejo dos cágados resgatados no Riacho Salgadinho, quando foi notificado da paralisação das atividades.
Na reunião, a Seminfra reforçou o compromisso com a preservação ambiental e informou que realizará o manejo adequado dos animais por intermédio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), destinando-os a um habitat mais propício. O manejo está sendo debatido junto ao MPE e ao IMA, garantindo que as medidas adotadas estejam alinhadas às melhores práticas ambientais e de conservação.
A Secretaria acrescenta que atua para que as obras sejam retomadas no menor prazo possível, atendendo a todas as recomendações dos órgãos competentes.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara derruba aumento do IOF; Senado ainda votará

Festejar com respeito: deputado Leonam propõe reflexão sobre fogos com estampido

Alfredo Gaspar vota contra aumento do IOF e Câmara derruba imposto que penalizava o cidadão

São João de Igaci começa em grande estilo com quadrilhas, shows e muita animação

Uma pessoa morreu afogada em lagoa localizada em assentamento no município de Girau do Ponciano
Trabalhador se fere na retirada de ônibus que caiu em ribanceira na Serra da Barriga, em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
