Procuradoria Geral de Justiça e AMA se reúnem para discutir pacto pela educação
Representantes das instituições discutiram sobre diversas temáticas, a exemplo da resolução de demandas por meio da autocomposição e de ações futuras a serem executadas
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, recebeu, nesta terça-feira (18), a visita de cortesia do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Marcelo Beltrão, na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Durante o encontro, que reforçou os laços institucionais entre as duas instituições, diversas temáticas foram discutidas, a exemplo da resolução de demandas por meio da autocomposição e de ações futuras a serem executadas, de forma conjunta, em defesa da educação.
No início da reunião, Lean Araújo explicou que o MPAL tem atuado junto aos municípios tentando solucionar determinadas situações por meio da autocomposição: “É um método de resolução de conflitos onde as partes envolvidas chegam a um acordo consensual, evitando, assim, novas demandas judiciais em áreas estruturantes, envolvendo a concretização de políticas públicas a médio e longo prazo. Tem sido uma boa estratégia para que as prefeituras possam planejar e executar suas ações dentro de um prazo razoável”, detalhou o chefe do Ministério Público.
“Cada município tem uma realidade orçamentária diferente, então, é importante que o MP tenha esse olhar, porque isso ajuda os gestores a desenvolver melhor o seu plano trabalho”, afirmou Marcelo Beltrão.
Pacto pela educação
No encontro, o presidente da AMA informou que a entidade encomendou e aguarda o resultado de um diagnóstico a respeito da educação básica, que é uma obrigação dos municípios, para, na sequência, unir parceiros em busca de melhorar a nota do estado de Alagoas no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar. “Em 2023, nós ocupamos o 9º lugar no país e, a partir desse pacto pela educação que a AMA pensa em criar, a ideia é chegarmos ainda mais perto topo, e gostaríamos de contar com o apoio do Ministério Público para o alcance desse propósito”, contou Marcelo Beltrão.
“Claro que seremos parceiros, inclusive, já de antemão, estamos colocando o nosso Núcleo de Defesa da Educação à disposição para unirmos esforços nesse sentido”, assegurou Lean Araújo.
Veja também
Últimas notícias
Escola de samba que homenageou Lula é rebaixada para a Série Ouro
Justiça revoga obrigação de advogado se apresentar à Rotam em dias de jogos do CSA
Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026
Idoso desaparece no Santos Dumont e família pede ajuda para encontrá-lo
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego: confira as oportunidades
Paciente relata presença de larvas em comida servida na UPA Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
