PGJ Lean Araújo constata benefícios que projetos do MPAL proporcionaram às delegacias da infância
Atividades marcaram a existência do diálogo contínuo e permanente entre o Ministério Público do Estado de Alagoas e a Polícia Civil
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e a promotora titular da 12ª Promotoria de Justiça da Capital, Marília Cerqueira Lima, visitaram, nessa segunda-feira (5), as duas delegacias de Maceió que atuam tanto na defesa de crianças e adolescentes quanto na responsabilização daquele público infanto-juvenil em conflito com a lei. Esta última, inclusive, já foi beneficiada com os projetos “O Preço do Crime” e “Selo Amigo da Socioeducação”, ambos do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL).
As atividades marcaram a existência do diálogo contínuo e permanente entre o Ministério Público do Estado de Alagoas e a Polícia Civil. Durante a visita à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com Lei, Lean Araújo, Marília Cerqueira e a procuradora de Justiça Neide Camelo foram recepcionados por Bárbara Arraes, coordenadora da Infância e da Juventude da Polícia Civil de Alagoas e também responsável pela referida unidade policial. Já na Delegacia de Combate aos Crimes contra Criança e o Adolescente, eles foram recebidos pela delegada Talita de Aquino.
Segundo a chefia do MPAL, nos dois encontros foi possível observar o cuidado e o preparo necessário da ambiência para o desenvolvimento das ações voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes, estando eles em situação de conflito com a lei ou na condição de vítimas de crimes. “São espaços e acomodações para crianças, adolescentes e suas famílias pensados e projetados para satisfazer as exigências do Sistema Especial de Proteção, a exemplo da sala destinada a escuta especializada”, enfatizou Lean Araújo.
Projetos do MPAL equiparam delegacia
Já na Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei, o Ministério Público encontrou uma unidade com estrutura completamente reformada graças aos projetos “O Preço do Crime” e o “Selo Amigo da Socioeducação”, ambos de iniciativa do MPAL. “Os nossos projetos permitiram a aquisição de móveis e equipamentos, o que demonstra que ações integradas e desenvolvidas em parcerias conseguem incrementar o atendimento às políticas sociais, especialmente na perspectiva da garantia prioritária de direitos fundamentais da criança e do adolescente”, destacou a promotora Marília Cerqueira.
O projeto “O preço do Crime” tem o objetivo de, a partir dos acordos de não persecução penal, da transação penal e do sursis, respeitados os critérios subjetivos da condição socioeconômica do réu/investigado e da gravidade do delito, proporcionar recursos materiais para munir as delegacias e distritos policiais de condições mínimas para atuação da polícia judiciária investigativa, visando uma maior resolução dos crimes e uma melhor qualidade dos inquéritos. Ele é integrado pelas promotoras de Justiça Karla Padilha, Marluce Falcão e Mirya Ferro.
Durante a execução do projeto, as promotoras analisam as necessidades das unidades para, assim, possibilitarem a aquisição de materiais e equipamentos para serem doados aos distritos e às delegacias de polícias.
Já o “Selo Amigo da Socioeducação” tem como objetivo desenvolver ações em sistema de cooperação com órgãos e instituições governamentais (1º setor) em conjunto com o empresariado alagoano (2º setor), preenchidos os requisitos de comprometimento e idoneidade, a fim de promover os direitos fundamentais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nos regimes semiaberto e de internação no município de Maceió, por meio da promoção de melhorias na política de atendimento.
A entidade privada que se comprometer a contribuir com doações de sua produção, como roupas de cama e banho, camisetas e utensílios em plástico, e de serviços para as unidades de internação da capital, mediante ação fiscalizatória do MPAL em período pré-determinado, receberá do Ministério Público de Alagoas, através do Colégio de Procuradores de Justiça, o selo de instituição socialmente responsável, denominado “Amigo da Socioeducação”. Participam dele a promotora de Justiça Marília Cerqueira Lima e o servidor Alyson Elvis Lima Balbino.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
