Justiça alagoana condena envolvidos no assassinato de Kleber Malaquias
Confira as sentenças
Em um desfecho judicial aguardado desde 2020, a Justiça de Alagoas proferiu sentenças contra os envolvidos no assassinato do empresário e ativista Kleber Malaquias de Oliveira. Conhecido por suas denúncias contra políticos e autoridades locais, Kleber foi brutalmente executado em 15 de julho de 2020, no município de Rio Largo.
Condenações e Fundamentações
Marcelo José de Souza: Policial militar à época do crime, Marcelo recebeu uma pena de 24 anos de reclusão. O juiz destacou que, sendo um agente da lei, esperava-se dele uma conduta exemplar. Entretanto, sua participação ativa no homicídio qualificado, caracterizado pela impossibilidade de defesa da vítima e motivado por promessa de recompensa, resultou na condenação.
Fredson José dos Santos: Ex-policial militar expulso da corporação por conduta incompatível com o cargo, Fredson foi sentenciado a 30 anos de prisão. As mesmas qualificadoras aplicadas a Marcelo foram consideradas em sua sentença, reforçando a gravidade de sua participação no crime.
José Mário de Lima Silva: Policial militar e, na época, pré-candidato a vereador, José Mário foi condenado a oito anos, quatro meses e um dia de reclusão em regime semiaberto. Sua pena inicial foi reduzida devido à consideração de participação de menor importância no delito.
Edinaldo Estêvão de Lima, conhecido como "Galeguinho": Teve a pena base fixada em 12 anos. Contudo, considerando sua participação menos relevante, a pena foi reduzida em um terço, resultando em oito anos de reclusão. Com a progressão de regime, Edinaldo cumprirá quatro anos, quatro meses e um dia em regime aberto.
Sobre o Crime
No dia de seu aniversário, Kleber Malaquias foi atraído ao "Bar da Buchada" sob o pretexto de discutir questões políticas com José Mário. No local, Fredson José efetuou os disparos fatais. A motivação do crime está ligada às constantes denúncias que a vítima fazia contra figuras políticas e autoridades, o que gerou inimizades e culminou em sua execução.
O caso ganhou ainda mais destaque pelo envolvimento de agentes da lei, o que abalou a confiança da comunidade nas instituições de segurança pública. As sentenças proferidas buscam não apenas punir os responsáveis, mas também reafirmar o compromisso do judiciário com a justiça e a ordem pública.
A defesa dos condenados ainda pode recorrer das decisões.
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
