Cibele Moura se reúne com SECDEF para discutir políticas públicas para a pessoa idosa
Sobre educação, combate à violência e outras pautas
A deputada estadual Cibele Moura se reuniu, nesta quinta-feira (20), com representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) para discutir a implementação de políticas públicas para pessoas idosas no estado de Alagoas.
No decorrer de seu mandato, Cibele foi responsável por fazer algumas indicações para as pessoas idosas, como a promoção de campanhas de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e formas de denúncia de violência, alinhadas ao Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Alagoas.
Entre os objetivos das indicações da parlamentar, estão a educação e a conscientização da sociedade sobre as formas de identificar e denunciar abusos, o combate à violência, o fortalecimento da rede de proteção e o empoderamento da pessoa idosa. As campanhas atenderam alagoanos dos municípios de Olho D’Água das Flores, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.
Cibele pontuou que, enquanto parlamentar, é importante assegurar que as políticas públicas sejam efetivas e abrangentes a toda a população. “É indispensável fortalecer programas de assistência social, ampliar o acesso a tratamentos de saúde específicos e promover iniciativas que estimulem a participação ativa dos idosos na sociedade. Além disso, devemos combater qualquer forma de violência, abuso ou discriminação, criando mecanismos de denúncia mais ágeis e acolhedores. Precisamos construir um país onde envelhecer seja sinônimo de qualidade de vida, e não de abandono ou vulnerabilidade”, defendeu.
Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Cibele também teve participação na produção de matérias legislativas que beneficiam os idosos em Alagoas. Entre eles, destaca-se o Projeto de Lei que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que causem poluição sonora, cuja relatoria foi da deputada. Também foram protocoladas indicações, como para desenvolver um programa de saúde auditiva para idosos em Alagoas.
“É fundamental que, como sociedade, assumamos a responsabilidade de garantir os direitos das pessoas idosas. O envelhecimento é um processo natural da vida, e todos nós, mais cedo ou mais tarde, passaremos por essa etapa. A forma como tratamos nossos idosos reflete diretamente os valores da nossa sociedade. Por isso, é importante fiscalizar e alinhar, junto aos órgãos competentes, ações efetivas que cheguem a quem mais precisa”, afirmou.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
