Cibele Moura se reúne com SECDEF para discutir políticas públicas para a pessoa idosa
Sobre educação, combate à violência e outras pautas
A deputada estadual Cibele Moura se reuniu, nesta quinta-feira (20), com representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) para discutir a implementação de políticas públicas para pessoas idosas no estado de Alagoas.
No decorrer de seu mandato, Cibele foi responsável por fazer algumas indicações para as pessoas idosas, como a promoção de campanhas de conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e formas de denúncia de violência, alinhadas ao Protocolo e Fluxo de Atendimento à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Alagoas.
Entre os objetivos das indicações da parlamentar, estão a educação e a conscientização da sociedade sobre as formas de identificar e denunciar abusos, o combate à violência, o fortalecimento da rede de proteção e o empoderamento da pessoa idosa. As campanhas atenderam alagoanos dos municípios de Olho D’Água das Flores, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.
Cibele pontuou que, enquanto parlamentar, é importante assegurar que as políticas públicas sejam efetivas e abrangentes a toda a população. “É indispensável fortalecer programas de assistência social, ampliar o acesso a tratamentos de saúde específicos e promover iniciativas que estimulem a participação ativa dos idosos na sociedade. Além disso, devemos combater qualquer forma de violência, abuso ou discriminação, criando mecanismos de denúncia mais ágeis e acolhedores. Precisamos construir um país onde envelhecer seja sinônimo de qualidade de vida, e não de abandono ou vulnerabilidade”, defendeu.
Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Cibele também teve participação na produção de matérias legislativas que beneficiam os idosos em Alagoas. Entre eles, destaca-se o Projeto de Lei que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que causem poluição sonora, cuja relatoria foi da deputada. Também foram protocoladas indicações, como para desenvolver um programa de saúde auditiva para idosos em Alagoas.
“É fundamental que, como sociedade, assumamos a responsabilidade de garantir os direitos das pessoas idosas. O envelhecimento é um processo natural da vida, e todos nós, mais cedo ou mais tarde, passaremos por essa etapa. A forma como tratamos nossos idosos reflete diretamente os valores da nossa sociedade. Por isso, é importante fiscalizar e alinhar, junto aos órgãos competentes, ações efetivas que cheguem a quem mais precisa”, afirmou.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
