Leonardo Dias viabiliza reembolso para ambulantes e feirantes que pagaram taxas à Prefeitura durante a pandemia
A medida consiste na anistia de débitos fiscais entre março de 2020 e março de 2022

Após uma série de reuniões com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), o vereador Leonardo Dias (PL) anunciou, nesta quarta-feira (26), o reembolso das taxas para ambulantes e feirantes referente ao período da pandemia da Covid-19. A medida, articulada por Leonardo, é uma extensão da lei, de sua autoria, que concedeu anistia aos débitos fiscais da categoria entre março de 2020 e março de 2022.
No entanto, muitos feirantes e ambulantes já haviam quitado suas obrigações fiscais antes da legislação entrar em vigor. Com o reembolso anunciado, esses empreendedores serão compensados de tributos até que o valor pago anteriormente – com correções – se iguale à quantia prevista para 2025.
"Uma grande vitória para ambulantes e feirantes de Maceió. Em 2022, aprovamos a lei que anistiou todos os débitos que compreendiam o período da pandemia. Quem não pagou, pode ir lá para extinguir este débito. E quem pagou, receberá o crédito. As mensalidades posteriores serão isentas. Agora é preciso que você leve seus documentos e solicitar. Agradeço ao secretário e ao prefeito JHC por esta grande vitória", comemorou o vereador.", afirmou Dias.
Em portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nesta quarta-feira, a Prefeitura de Maceió determinou que para usufruir do benefício, os contribuintes devem solicitar a extinção dos créditos junto à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), no caso de ambulantes, ou à Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA), para feirantes.
A documentação exigida inclui requerimento específico, RG, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante da condição de ambulante ou feirante.
Aqueles que já pagaram os créditos tributários no período abrangido pela lei terão direito à compensação do valor corrigido, que será aplicado em taxas futuras da mesma natureza. Para isso, é necessário ingressar com um processo administrativo nas secretarias competentes, apresentando, além dos documentos já citados, cópia da guia da taxa correspondente ao período e comprovante de pagamento, se for o caso.
A lei também determina que os créditos tributários de feirantes e ambulantes que estejam em situação de ajuizado, protestado ou em Dívida Ativa sejam encaminhados à Procuradoria Geral do Município para adoção das medidas cabíveis.
Leonardo Dias reforçou ainda que a iniciativa busca aliviar o impacto financeiro sofrido pelos trabalhadores autônomos durante a pandemia, garantindo que eles possam se reerguer sem o peso de tributos acumulados. "Essa medida é um reconhecimento do esforço desses trabalhadores, que tanto contribuíram para a economia mesmo em um momento tão difícil. Estamos honrando nosso compromisso de facilitar a vida de quem produz", concluiu.
Últimas notícias

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro

Motorista se apresenta à polícia após atropelar e matar casal de idosos em Taquarana

Maceió está entre as 22 capitais do país que tiveram redução na cesta básica em setembro

Vídeo mostra instante em que ciclista de 15 anos é atingida por carreta em Maceió

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
