Hugo Motta tenta acordo com STF para Alagoas não perder cadeira na Câmara dos Deputados
Na proposta apresentada pelo presidente da Câmara, o número de deputados federais passaria de 513 para 527

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), costura um acordo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar em 14 o número de deputados federais. A medida tem como objetivo adequar a composição das bancadas ao Censo de 2022.
Se o acordo for acertado entre Motta e o STF, Alagoas será impactada com a manutenção das nove cadeiras na Câmara dos Deputados. Com a queda populacional apontada pelo Censo de 2022, Alagoas perderia uma cadeira, caindo de nove para oito deputados.
De acordo com a proposta de Hugo Motta, o acréscimo no número de deputados não impactaria no Orçamento destinado à Casa.
A urgência da discussão se deve ao prazo estabelecido pelo Supremo. A Corte definiu em agosto de 2023 que até 30 de junho de 2025 a Câmara Federal deveria se adaptar ao Censo mais recente.
A mudança na composição das bancadas beneficia principalmente o Pará e Santa Catarina, que ganhariam quatro deputados cada.
O Amazonas ganharia mais dois deputados federais. Ceará, Mato Grosso e Minas Gerais ganhariam mais um representante na Casa Legislativa.
O estado mais prejudicado com a perda de representação seria o Rio de Janeiro com menos quatro deputados. Perderiam dois deputados os estados da Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul.
Pernambuco ficaria com menos um deputado federal.
De acordo com apuração da CNN, parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal gostaram da ideia para que estados não saiam prejudicados. No entanto, uma ala no STF acredita que aumentar o número de deputados trará mais gastos aos cofres públicos.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
