Hugo Motta tenta acordo com STF para Alagoas não perder cadeira na Câmara dos Deputados
Na proposta apresentada pelo presidente da Câmara, o número de deputados federais passaria de 513 para 527
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), costura um acordo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar em 14 o número de deputados federais. A medida tem como objetivo adequar a composição das bancadas ao Censo de 2022.
Se o acordo for acertado entre Motta e o STF, Alagoas será impactada com a manutenção das nove cadeiras na Câmara dos Deputados. Com a queda populacional apontada pelo Censo de 2022, Alagoas perderia uma cadeira, caindo de nove para oito deputados.
De acordo com a proposta de Hugo Motta, o acréscimo no número de deputados não impactaria no Orçamento destinado à Casa.
A urgência da discussão se deve ao prazo estabelecido pelo Supremo. A Corte definiu em agosto de 2023 que até 30 de junho de 2025 a Câmara Federal deveria se adaptar ao Censo mais recente.
A mudança na composição das bancadas beneficia principalmente o Pará e Santa Catarina, que ganhariam quatro deputados cada.
O Amazonas ganharia mais dois deputados federais. Ceará, Mato Grosso e Minas Gerais ganhariam mais um representante na Casa Legislativa.
O estado mais prejudicado com a perda de representação seria o Rio de Janeiro com menos quatro deputados. Perderiam dois deputados os estados da Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul.
Pernambuco ficaria com menos um deputado federal.
De acordo com apuração da CNN, parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal gostaram da ideia para que estados não saiam prejudicados. No entanto, uma ala no STF acredita que aumentar o número de deputados trará mais gastos aos cofres públicos.
Últimas notícias
Suspeito de participação em homicídio qualificado em Anadia é preso
Comissão que organizará concurso da Secretaria de Saúde de Alagoas é instituído
Governo de Alagoas entrega ambulâncias do Samu a municípios alagoanos nesta sexta-feira
Governo de Alagoas instala comissão mista para organizar concurso da Sesau
É do Brasil: 'O Agente Secreto' recebe quatro indicações ao Oscar
Defesa de Vorcaro nega ‘com veemência’ negociar delação premiada
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
