Inflação acelera em fevereiro, com IPCA registrando alta de 1,31%
Este é o maior índice para o mês de fevereiro desde 2003, há 22 anos
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a principal medida da inflação no Brasil, registrou um aumento de 1,31% em fevereiro, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este é o maior índice para o mês de fevereiro desde 2003, há 22 anos, e o maior aumento desde março de 2022, quando a inflação foi de 1,62%.
O resultado de fevereiro representa uma aceleração considerável em relação ao mês anterior, quando o IPCA teve uma alta de apenas 0,16%. No acumulado do primeiro bimestre de 2025, a inflação já soma 1,47%.
Em termos anuais, a inflação avançou 5,06%, o maior nível desde setembro de 2023, quando o índice atingiu 5,19%. Esse número está acima do teto da meta do Banco Central do Brasil, que estipula que a inflação deve ficar entre 1,50% e 4,50% ao ano. Em fevereiro de 2024, o IPCA havia registrado uma alta de 0,83%.
O aumento da inflação no mês de fevereiro está alinhado com as expectativas do mercado financeiro, que previa uma alta média de 1,30%.
Inflação de serviços e preços monitorados
A aceleração da inflação foi impulsionada principalmente pelos preços monitorados, que incluem itens controlados pelo governo, como energia elétrica, combustíveis, tarifas de transporte público e água e esgoto. Esses preços, muitas vezes ajustados por políticas públicas, subiram 3,16% em fevereiro, após uma queda de 1,52% em janeiro. Em 12 meses, a alta acumulada é de 5,19%, refletindo a pressão no bolso do consumidor, especialmente com o aumento da energia elétrica e combustíveis.
A inflação de serviços, por sua vez, também teve um leve aumento, passando de 0,78% em janeiro para 0,82% em fevereiro. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, os serviços apresentaram uma alta de 5,32%, acima da média geral do IPCA, que foi de 5,06%.
INPC e o impacto para as famílias de baixa renda
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reflete a inflação para as famílias de menor renda e serve como base para reajustes no salário mínimo, também teve um aumento significativo de 1,48% em fevereiro. Em janeiro, o índice havia se mantido estável. No acumulado dos últimos 12 meses, o INPC subiu 4,87%, impactando diretamente os orçamentos de milhões de brasileiros.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
