Inflação acelera em fevereiro, com IPCA registrando alta de 1,31%
Este é o maior índice para o mês de fevereiro desde 2003, há 22 anos
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a principal medida da inflação no Brasil, registrou um aumento de 1,31% em fevereiro, conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este é o maior índice para o mês de fevereiro desde 2003, há 22 anos, e o maior aumento desde março de 2022, quando a inflação foi de 1,62%.
O resultado de fevereiro representa uma aceleração considerável em relação ao mês anterior, quando o IPCA teve uma alta de apenas 0,16%. No acumulado do primeiro bimestre de 2025, a inflação já soma 1,47%.
Em termos anuais, a inflação avançou 5,06%, o maior nível desde setembro de 2023, quando o índice atingiu 5,19%. Esse número está acima do teto da meta do Banco Central do Brasil, que estipula que a inflação deve ficar entre 1,50% e 4,50% ao ano. Em fevereiro de 2024, o IPCA havia registrado uma alta de 0,83%.
O aumento da inflação no mês de fevereiro está alinhado com as expectativas do mercado financeiro, que previa uma alta média de 1,30%.
Inflação de serviços e preços monitorados
A aceleração da inflação foi impulsionada principalmente pelos preços monitorados, que incluem itens controlados pelo governo, como energia elétrica, combustíveis, tarifas de transporte público e água e esgoto. Esses preços, muitas vezes ajustados por políticas públicas, subiram 3,16% em fevereiro, após uma queda de 1,52% em janeiro. Em 12 meses, a alta acumulada é de 5,19%, refletindo a pressão no bolso do consumidor, especialmente com o aumento da energia elétrica e combustíveis.
A inflação de serviços, por sua vez, também teve um leve aumento, passando de 0,78% em janeiro para 0,82% em fevereiro. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, os serviços apresentaram uma alta de 5,32%, acima da média geral do IPCA, que foi de 5,06%.
INPC e o impacto para as famílias de baixa renda
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reflete a inflação para as famílias de menor renda e serve como base para reajustes no salário mínimo, também teve um aumento significativo de 1,48% em fevereiro. Em janeiro, o índice havia se mantido estável. No acumulado dos últimos 12 meses, o INPC subiu 4,87%, impactando diretamente os orçamentos de milhões de brasileiros.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
