Maceió conta com cerca de 15 mil doses de vacina contra a febre amarela
Imunizante faz parte do calendário nacional de vacinação; não houve registro de casos e óbitos no município

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió, além de pontos fixos de vacinação, como Pátio Shopping, Maceió Shopping, Saúde da Gente e Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Mercado.
O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser administrado conforme o seguinte esquema:
> a primeira dose é dada aos 9 meses de idade e a segunda dose, como reforço, aos 4 anos
> Para adultos de 5 a 59 anos que ainda não foram vacinados, é recomendada uma dose única
Atualmente, Maceió está com seu estoque abastecido, contando com cerca de 15 mil doses armazenadas na Rede de Frio. Quando necessário, o reabastecimento é solicitado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A capital alagoana não registrou casos ou óbitos pela doença em 2024 nem em 2025 até o momento
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas também está com o estoque abastecido e a população pode procurar a SMS do município de residência para se informar em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima há a vacina contra a febre amarela.
A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que a população que ainda não tenha sido imunizada busque a vacina, já que, apesar de não haver registros de casos em Maceió, o aumento da transmissão da febre amarela é uma preocupação em outras regiões do Brasil.
Casos em outros estados
Recentemente, em fevereiro deste ano, o MS emitiu um alerta sobre a situação em estados como São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins, onde a transmissão da doença tem apresentado aumento. A nota técnica destaca que o período sazonal da febre amarela vai de dezembro a maio, e recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.
Embora Maceió não tenha registrado casos da doença nos últimos dois anos, as autoridades de saúde local reforçam a importância da vacinação, especialmente considerando o aumento de casos em outras partes do país. A vacinação pode ser feita nas unidades de saúde da cidade e também nos pontos fixos de vacinação, que facilitam o acesso da população.
Em relação ao estado de São Paulo, que concentra a maior parte dos casos registrados até o momento, as autoridades de saúde recomendam que as pessoas que viajarão para áreas com risco de transmissão também se vacinem.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió reforça a importância de manter o calendário de vacinação em dia, especialmente no caso da febre amarela, para proteger a população e evitar surtos da doença.
Últimas notícias

"É nítida a intenção de agredir", diz Leonam sobre advogado acusado de agredir namorada

Corpo de Ana Beatriz é liberado para sepultamento em Novo Lino

Polícia Civil prende acusado de ameaçar ex-companheira e descumprir medida protetiva

Caso Ana Beatriz: mãe de bebê será mantida em cela isolada por segurança

HGE registra mais de 500 atendimentos a vítimas de acidentes de moto no primeiro trimestre

Trabalho da Polícia Científica busca esclarecer morte de recém-nascida em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
