Maceió conta com cerca de 15 mil doses de vacina contra a febre amarela
Imunizante faz parte do calendário nacional de vacinação; não houve registro de casos e óbitos no município

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió, além de pontos fixos de vacinação, como Pátio Shopping, Maceió Shopping, Saúde da Gente e Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Mercado.
O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser administrado conforme o seguinte esquema:
> a primeira dose é dada aos 9 meses de idade e a segunda dose, como reforço, aos 4 anos
> Para adultos de 5 a 59 anos que ainda não foram vacinados, é recomendada uma dose única
Atualmente, Maceió está com seu estoque abastecido, contando com cerca de 15 mil doses armazenadas na Rede de Frio. Quando necessário, o reabastecimento é solicitado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). A capital alagoana não registrou casos ou óbitos pela doença em 2024 nem em 2025 até o momento
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas também está com o estoque abastecido e a população pode procurar a SMS do município de residência para se informar em qual Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima há a vacina contra a febre amarela.
A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que a população que ainda não tenha sido imunizada busque a vacina, já que, apesar de não haver registros de casos em Maceió, o aumento da transmissão da febre amarela é uma preocupação em outras regiões do Brasil.
Casos em outros estados
Recentemente, em fevereiro deste ano, o MS emitiu um alerta sobre a situação em estados como São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins, onde a transmissão da doença tem apresentado aumento. A nota técnica destaca que o período sazonal da febre amarela vai de dezembro a maio, e recomenda a intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas de risco.
Embora Maceió não tenha registrado casos da doença nos últimos dois anos, as autoridades de saúde local reforçam a importância da vacinação, especialmente considerando o aumento de casos em outras partes do país. A vacinação pode ser feita nas unidades de saúde da cidade e também nos pontos fixos de vacinação, que facilitam o acesso da população.
Em relação ao estado de São Paulo, que concentra a maior parte dos casos registrados até o momento, as autoridades de saúde recomendam que as pessoas que viajarão para áreas com risco de transmissão também se vacinem.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió reforça a importância de manter o calendário de vacinação em dia, especialmente no caso da febre amarela, para proteger a população e evitar surtos da doença.
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
