Nos 40 anos da redemocratização, Lula defende democracia no Brasil
Segundo o presidente Lula, é necessário defender a democracia todos os dias “daqueles que, ainda hoje, planejam a volta do autoritarismo”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (15/3), que é necessário defender a democracia todos os dias “daqueles que, ainda hoje, planejam a volta do autoritarismo”.
Neste sábado faz 40 anos desde a redemocratização no Brasil, após 21 anos do regime da ditadura militar. Segundo Lula, o 15 de março de 1985 será “lembrado como o dia em que o Brasil marcou o reencontro com a democracia”.
Quatro décadas atrás, José Sarney foi empossado como presidente da República interino. À época, Tancredo Neves, eleito indiretamente pelo Congresso Nacional, estava internado. Tancredo morreu dias depois, vítima de diverticulite, e nunca tomou posse.
Lula disse que “Sarney governou sob a constante ameaça dos saudosos da ditadura, mas com extraordinária habilidade e compromisso político criou as condições para que escrevêssemos a Constituição Cidadã de 1988, e mudássemos a história do Brasil”.
O petista ponderou que, apesar de momentos difíceis, “demos passos importantes para a construção do país que sonhamos”. “Um país democrático, livre e soberano”, acrescentou Lula.
“É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida”, frisou. “Hoje é dia de lembrar e homenagear todos os brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do Brasil. Hoje – e todo dia – é dia de celebrarmos a democracia”, finalizou o presidente.
Leia a declaração de Lula na íntegra
“Mais que a posse de um presidente da República, 15 de março de 1985 será lembrado como o dia em que o Brasil marcou o reencontro com a democracia.
O presidente José Sarney governou sob a constante ameaça dos saudosos da ditadura, mas com extraordinária habilidade e compromisso político criou as condições para que escrevêssemos a Constituição Cidadã de 1988, e mudássemos a história do Brasil.
Nestes 40 anos de democracia, apesar de momentos muito difíceis, demos passos importantes para a construção do país que sonhamos. Um país democrático, livre e soberano.
Temos enormes desafios pela frente, mas o Brasil é hoje o país que cresce com inclusão social. Que combate a fome e as desigualdades. Que gera empregos, aumenta a renda e melhora a qualidade de vida das famílias. Que cuida de todos, com um olhar especial para quem mais precisa.
Sem a democracia, nada disso seria possível. Por isso, é preciso defendê-la todos os dias daqueles que, ainda hoje, planejam a volta do autoritarismo.
É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida.
Hoje é dia de lembrar e homenagear todos os brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do Brasil.
Hoje – e todo dia – é dia de celebrarmos a democracia.”
Últimas notícias
Líder do PL registrou venda de imóvel 11 dias após PF achar dinheiro
Líder do Comando Vermelho em Alagoas é preso no Paraná ao tentar fugir para o Paraguai
Prisão por tráfico em assentamento leva Cabo Bebeto a criticar o MST
Lula critica popularidade de influenciadores e alcance de conteúdos falsos nas redes sociais
Comentarista político denuncia precariedade no Hospital de Passo de Camaragibe
Hospital do Coração Alagoano salva vida de bebê recém-nascido com cardiopatia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
