De autoria de Gabi Gonçalves, Projeto de Lei que exige transparência nos reajustes tarifários é aprovado
A iniciativa visa garantir mais transparência para os consumidores alagoanos e assegurar que os aumentos nas tarifas sejam devidamente justificados.

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 228/2023, de autoria da Deputada Gabi Gonçalves, que obriga as prestadoras de serviços públicos delegados a publicarem os cálculos utilizados para reajuste, revisão ou qualquer outra alteração tarifária no estado. A medida visa garantir mais transparência para os consumidores alagoanos e assegurar que os aumentos nas tarifas sejam devidamente justificados.
Para a deputada Gabi Gonçalves, a aprovação do projeto representa um avanço significativo na proteção dos direitos dos consumidores. "Não podemos permitir que a população seja surpreendida por aumentos tarifários sem saber como esses valores são calculados. Nosso projeto garante mais clareza e segurança para os cidadãos de Alagoas e transparência na gestão pública", destacou a parlamentar.
O projeto segue agora para sanção do Governo do Estado. Segundo o texto, as empresas que prestam serviços públicos, como fornecimento de água, energia elétrica e transporte, passarão a ter a obrigatoriedade de divulgar de forma clara e acessível os cálculos que fundamentam os reajustes.
A proposta também prevê que as informações sejam divulgadas em plataformas digitais, no Diário Oficial do Estado e nos sites oficiais das concessionárias, permitindo o amplo acesso da população. Caso seja sancionado, as empresas terão um prazo determinado para se adequarem às novas regras, sob pena de sanções em caso de descumprimento.
A população e entidades de defesa do consumidor aguardam agora a decisão final do Executivo para que a medida entre em vigor e traga mais segurança e previsibilidade aos usuários dos serviços públicos no estado.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
