De autoria de Gabi Gonçalves, Projeto de Lei que exige transparência nos reajustes tarifários é aprovado
A iniciativa visa garantir mais transparência para os consumidores alagoanos e assegurar que os aumentos nas tarifas sejam devidamente justificados.
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 228/2023, de autoria da Deputada Gabi Gonçalves, que obriga as prestadoras de serviços públicos delegados a publicarem os cálculos utilizados para reajuste, revisão ou qualquer outra alteração tarifária no estado. A medida visa garantir mais transparência para os consumidores alagoanos e assegurar que os aumentos nas tarifas sejam devidamente justificados.
Para a deputada Gabi Gonçalves, a aprovação do projeto representa um avanço significativo na proteção dos direitos dos consumidores. "Não podemos permitir que a população seja surpreendida por aumentos tarifários sem saber como esses valores são calculados. Nosso projeto garante mais clareza e segurança para os cidadãos de Alagoas e transparência na gestão pública", destacou a parlamentar.
O projeto segue agora para sanção do Governo do Estado. Segundo o texto, as empresas que prestam serviços públicos, como fornecimento de água, energia elétrica e transporte, passarão a ter a obrigatoriedade de divulgar de forma clara e acessível os cálculos que fundamentam os reajustes.
A proposta também prevê que as informações sejam divulgadas em plataformas digitais, no Diário Oficial do Estado e nos sites oficiais das concessionárias, permitindo o amplo acesso da população. Caso seja sancionado, as empresas terão um prazo determinado para se adequarem às novas regras, sob pena de sanções em caso de descumprimento.
A população e entidades de defesa do consumidor aguardam agora a decisão final do Executivo para que a medida entre em vigor e traga mais segurança e previsibilidade aos usuários dos serviços públicos no estado.
Últimas notícias
Centro de Maceió recebe mais uma etapa da Operação Tampa Bueiro neste sábado (24)
Educação de Maceió convoca mais de 350 profissionais aprovados em PSS
Polícia Civil investiga homicídio de coordenador da base do CRB em Maceió
Fim de semana em Alagoas será de calor e chuvas isoladas, diz Semarh
Curso de Fisioterapia do Cesmac do Agreste completa o 1º ano com foco em qualidade, inovação e impacto regional
Sósia de Lula chama atenção durante evento do Minha Casa, Minha Vida, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
