MP realiza visita ao Bope para fortalecer parceria no combate ao crime organizado
O objetivo da visita faz parte das ações de resolutividade da promotoria dentro do projeto Narcos, registrado no Conselho Nacional do Ministério Público
Na manhã desta segunda-feira (17), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio da 65ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou uma visita ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A promotora de Justiça Martha Bueno, titular da Promotoria e atuante no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foi recebida pelo Tenente-Coronel Jatobá, do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar, e pelo Major Diego Sarmento, comandante do BOPE, acompanhados de cerca de 80 policiais da unidade.
Durante a visita, a promotora de Justiça conversou com policiais militares e alunos do Estágio de Patrulhamento Tático, reforçando a importância da cooperação entre o MPAL e as forças de segurança no combate ao crime organizado. No encontro, foram discutidas estratégias para otimizar o trabalho investigativo e garantir maior efetividade na condução dos processos judiciais relacionados ao tráfico de drogas.
O objetivo da visita faz parte das ações de resolutividade da promotoria dentro do projeto Narcos, registrado no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“Para 2025, queremos ampliar essas visitas aos batalhões que operam em zonas de vulnerabilidade e, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e do Comando da Polícia Militar, garantir que os policiais tenham acesso, por meio do aplicativo Quimera, à data do fato dos flagrantes registrados por todos os agentes públicos do estado. Essa iniciativa fortalece o trabalho das forças de segurança e reforça a parceria entre o MPAL e a SSP no combate ao crime organizado”, destacou a promotora Martha Bueno.
Um dos pontos abordados foi a recomendação do MPAL para que os agentes públicos, especialmente policiais militares, utilizem o aplicativo Quimera ao serem intimados pelo Poder Judiciário. A ferramenta permite acessar o número do processo e relacioná-lo à data do fato registrado no Auto de Prisão em Flagrante (APF), facilitando que os agentes recordem detalhes da ocorrência mesmo após um período, contribuindo para depoimentos mais precisos e a correta finalização dos processos.
A visita reafirmou o compromisso entre as instituições e destacou a relevância da integração entre SSP e MPAL no combate ao crime organizado, fortalecendo a segurança pública em Alagoas.
Últimas notícias
Carneiros e Mata Grande decretam emergência por estiagem no Sertão
Lei de Antonio Albuquerque endurece punições por violência em estádios de AL
Seris investiga possível soltura irregular de custodiado em Alagoas
Alagoas prepara investimento de R$ 7,2 milhões em rifles para combate ao crime
Estudo mostra que AL tem pior ocupação do país; JHC propõe modelo moderno de desenvolvimento
PGE considera viável contratação do Cebraspe para concurso da Sefaz
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
