MP realiza visita ao Bope para fortalecer parceria no combate ao crime organizado
O objetivo da visita faz parte das ações de resolutividade da promotoria dentro do projeto Narcos, registrado no Conselho Nacional do Ministério Público
Na manhã desta segunda-feira (17), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio da 65ª Promotoria de Justiça da Capital, realizou uma visita ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A promotora de Justiça Martha Bueno, titular da Promotoria e atuante no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foi recebida pelo Tenente-Coronel Jatobá, do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar, e pelo Major Diego Sarmento, comandante do BOPE, acompanhados de cerca de 80 policiais da unidade.
Durante a visita, a promotora de Justiça conversou com policiais militares e alunos do Estágio de Patrulhamento Tático, reforçando a importância da cooperação entre o MPAL e as forças de segurança no combate ao crime organizado. No encontro, foram discutidas estratégias para otimizar o trabalho investigativo e garantir maior efetividade na condução dos processos judiciais relacionados ao tráfico de drogas.
O objetivo da visita faz parte das ações de resolutividade da promotoria dentro do projeto Narcos, registrado no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“Para 2025, queremos ampliar essas visitas aos batalhões que operam em zonas de vulnerabilidade e, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e do Comando da Polícia Militar, garantir que os policiais tenham acesso, por meio do aplicativo Quimera, à data do fato dos flagrantes registrados por todos os agentes públicos do estado. Essa iniciativa fortalece o trabalho das forças de segurança e reforça a parceria entre o MPAL e a SSP no combate ao crime organizado”, destacou a promotora Martha Bueno.
Um dos pontos abordados foi a recomendação do MPAL para que os agentes públicos, especialmente policiais militares, utilizem o aplicativo Quimera ao serem intimados pelo Poder Judiciário. A ferramenta permite acessar o número do processo e relacioná-lo à data do fato registrado no Auto de Prisão em Flagrante (APF), facilitando que os agentes recordem detalhes da ocorrência mesmo após um período, contribuindo para depoimentos mais precisos e a correta finalização dos processos.
A visita reafirmou o compromisso entre as instituições e destacou a relevância da integração entre SSP e MPAL no combate ao crime organizado, fortalecendo a segurança pública em Alagoas.
Últimas notícias
Governo dá a largada na transformação do Mercado de Jaraguá e organiza transição de permissionários para nova estrutura
Alagoas é representada por 12 produções na Feira Nacional de Artesanato
Moraes dá 5 dias para defesa de general Augusto Heleno comprovar Alzheimer
Supermercado São Luiz segue com preços imbatíveis durante o fim de semana de Black
Jadson Lessa e Arthur Lira assinam ordens de serviço para novas obras em São Miguel dos Milagres
Colisão entre motos deixa jovem morto e dois feridos em Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
