Instituto de Identificação de AL inclui símbolo do girassol em nova Carteira de Identidade Nacional
Símbolo é utilizado para tornar o cotidiano de pessoas com deficiência física e mental mais acessível e acolhedor

O Instituto de Identificação de Alagoas anunciou, nesta terça-feira (18), passou a incluir o símbolo da girassol na nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O símbolo é usado para tornar o cotidiano dessas pessoas mais acessível e acolhedor, evitando situações constrangedoras em locais públicos, como filas e transportes coletivos.
Com a aplicação de mais esse símbolo de inclusão e conscientização, o Instituto de Identificação, órgão vinculado à Polícia Científica, visa promover o respeito aos direitos das pessoas com deficiência através do uso da CIN, facilitando o seu cotidiano, dando maior visibilidade à causa e possibilitando que essas pessoas se sintam vistas e ouvidas.
A deficiência oculta, também conhecida como deficiência invisível, é uma condição que não é facilmente perceptível, mas que pode impactar significativamente a vida das pessoas, a exemplo da deficiência cognitiva, lesão cerebral, transtorno do espectro autista (TEA), perda auditiva, fibromialgia, diabetes, esclerose múltipla, fadiga crônica, dor crônica, ansiedade e depressão.
Segundo o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Antônio Ferreira, no ano de 2024, um total de 9.420 pessoas com deficiência emitiram suas CINs em Alagoas. A maioria (62,03%) era de cidadãos com TEA, vindo, na sequência, pessoas com deficiências intelectual (22,01%), física (7,10%), visual (4,70%) e auditiva (4,16%). Na avaliação de Ferreira, esses números demonstram o impacto positivo da iniciativa, garantindo que mais pessoas possam exercer seus direitos com mais facilidade.
“Esse trabalho, além de fortalecer a inclusão social, reafirma o direito de todos os alagoanos à cidadania. Assim, fica nítido o comprometimento do Governo de Alagoas na missão de garantir documentação acessível a toda a população, especialmente às pessoas com deficiência”, afirmou o superintendente.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseados na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), apontam que cerca de 18,6 milhões de brasileiros com mais de dois anos possuem alguma deficiência. Até então, eles podiam incluir os símbolos de deficiência visual, deficiência auditiva e TEA.
Para solicitar a inclusão do símbolo do girassol, as pessoas com deficiência oculta precisam fazer agendamento para um dos postos da rede do Instituto de Identificação, e apresentar os laudos médicos no dia do atendimento presencial.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
