Leonardo Dias critica declaração de Lewandowski e defende autonomia da polícia
Leonardo Dias manifestou forte oposição às medidas que impõem o monitoramento dos policiais

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maceió (CMM) desta quinta-feira (20), o vereador Leonardo Dias (PL) repudiou a declaração do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, que afirmou que “a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”.
Dias relembrou que o mecanismo da audiência de custódia foi lançado por Lewandowski e que ele foi responsável pela soltura de mais de meio milhão de suspeitos de cometer crimes.
“Esse pessoal tem dissonância cognitiva, pois quem lançou a audiência de custódia foi o próprio Ricardo Lewandowski, inclusive vindo receber uma homenagem em Alagoas. Outra coisa: uma informação de janeiro de 2024, divulgada pela imprensa, apontou que mais de 566 mil pessoas suspeitas de cometer delitos foram soltas em audiência de custódia", afirmou o vereador.
Leonardo Dias manifestou forte oposição às medidas que impõem o monitoramento dos policiais, amplamente defendidas por Ricardo Lewandowski e prestes a serem implementadas em Alagoas.
O vereador entende que tal medida mina a autoridade policial e compromete a segurança da população. "O governador [Paulo Dantas] gastou 12 milhões em 600 câmeras para combater o crime com spray de pimenta, e ainda acho que deve ser com pimenta-de-cheiro para não machucar os olhos dos vagabundos", ironizou.
"Esses mesmos que estão colocando a culpa na polícia destroem o sistema policial, tirando sua autonomia e atrapalhando operações. Se um policial entra em uma grota procurando um criminoso e houver alguém que queira denunciar anonimamente, não fará isso devido à câmera. Isso impede o agente de agir e o deixa de mãos atadas", complementou.
O vereador lembrou ainda que, no Rio de Janeiro, houve uma decisão judicial que restringe operações policiais em comunidades, o que – segundo Dias – reflete uma política que prejudica a segurança pública em todo o país. “Isso não é incompetência do governo, é desfaçatez e é proposital. Essa mesma turma que critica a Polícia Militar é a que defende o fim dela”, afirmou.
Por fim, Leonardo Dias enfatizou a necessidade de uma mudança urgente na forma como a segurança pública é tratada pelo governo, defendendo que a polícia deve ter autonomia e contar com o apoio irrestrito da população. "Enquanto isso não acontecer, continuaremos sendo vítimas", concluiu.
Últimas notícias

Jovem alagoano precisa de ajuda para realizar cirurgia urgente fora do estado

Sucesso em Alagoas, Rafael Brito, aprova o programa Vem que Dá Tempo para todo Brasil

Lagoa da Canoa celebra 63 anos de emancipação política com inaugurações, desfile cívico e shows musicais

Leonardo Dias defende Escola Tiradentes: “Não vamos permitir que destruam o que funciona na Educação”

Caminhada inusitada: robô humanoide e cão robótico viram atração na Ponta Verde

Alexandre Ayres reforça lei que expõe estupradores e agressores de mulheres, garantindo mais segurança em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
