Cidades

Furto de cabeamentos e vandalismo em viadutos são registrados no Farol

Os dois viadutos, que cruzam a Rua Íris Alagoense e a Avenida Fernandes Lima, ficam a cerca de 100m de distância um do outro

Por 7Segundos, com Assessoria 21/03/2025 12h12
Furto de cabeamentos e vandalismo em viadutos são registrados no Farol
Iluminação cênica nos viadutos foi alvo de furto e vandalismo - Foto: Ascom Ilumina

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) registrou um boletim de ocorrência denunciando o furto de cabos elétricos e atos de vandalismo em dois viadutos da Avenida Governador Afrânio Lages. O crime ocorreu no início da semana e os locais receberam reparos da Ilumina nesta quinta-feira (20).

Os dois viadutos, que cruzam a Rua Íris Alagoense e a Avenida Fernandes Lima, ficam a cerca de 100m de distância um do outro. No primeiro, os criminosos furtaram todo o cabeamento, quebraram eletrodutos e danificaram a infraestrutura de iluminação ao puxar e arrancar a fiação, deixando o local no escuro.

No segundo, houve tentativa de furto. Apesar de não terem conseguido levar os cabeamentos e projetores de iluminação, destruíram conexões elétricas de três deles, que ficaram apagados.

A Autarquia já realizou os reparos onde houve a tentativa de furto, reativando a iluminação no local e aguarda a chegada de novos materiais para implantação da iluminação pública no viaduto da Íris Alagoense.

Os equipamentos afetados são projetores RGB, responsáveis por iluminação cênica com mudança de cores nos viadutos, instalados pela Ilumina Maceió em agosto de 2024.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, destacou a gravidade da situação e pediu o apoio da população no combate a esse tipo de crime.

"Esses furtos não só causam prejuízos financeiros à cidade, mas também colocam em risco a segurança de motoristas e pedestres. Estamos atuando para restabelecer o sistema o mais rápido possível e reforçamos a importância das denúncias para que as autoridades possam identificar e responsabilizar os envolvidos”, afirmou.

Gutenberg reforça que está tomando todas as providências para reverter os danos e pede que a população denuncie qualquer atividade suspeita próxima aos equipamentos de iluminação pública. Informações podem ser repassadas à Polícia Militar pelo telefone 190 ou à Guarda Municipal pelo 153 e à própria Ilumina, pelo 0800 545 1160.