Projeto com relatoria do deputado Fabio Costa quer mais controle sobre presos fora da cadeia
PL autoriza a polícia a acompanhar de perto presos que ganharam o direito de sair temporariamente

A Câmara dos Deputados deu um passo importante para aumentar a fiscalização sobre quem está cumprindo pena fora da prisão. A Comissão de Segurança Pública aprovou o Projeto de Lei 3451/24, que autoriza a polícia a acompanhar de perto presos que ganharam o direito de sair temporariamente ou que estão em liberdade com regras a cumprir. O relator do projeto foi o Deputado Federal Delegado Fabio Costa, que defendeu a proposta como forma de proteger a sociedade e garantir o cumprimento da lei.
A proposta obriga que todos os dados sobre esses presos — como dias de saída, regras a seguir e se estão cumprindo o que foi determinado pelo juiz — sejam compartilhados entre o sistema penitenciário e os órgãos de segurança. Com isso, a polícia pode verificar se tudo está dentro da lei e avisar a Justiça em caso de problemas. “Essa troca de informações é fundamental para garantir que o sistema funcione direito”, disse o relator.
O deputado Fabio Costa afirmou que muitos dos crimes nas ruas, como furtos e assaltos, são cometidos por pessoas que saíram da prisão mas não estão sendo acompanhadas como deveriam. “É preciso dar instrumentos às forças de segurança para que saibam exatamente quem está nas ruas, em que condições, e o que pode ou não fazer. O projeto ajuda a evitar que essas pessoas voltem a cometer crimes enquanto deveriam estar sob vigilância. Estamos falando de proteger a população, de fazer valer a lei”, afirmou o parlamentar.
Caso alguém descumpra as regras da liberdade temporária ou de medidas alternativas à prisão, a polícia poderá levá-lo a um centro de custódia, onde ficará até que o juiz responsável tome uma decisão. A ideia é evitar que situações de risco se prolonguem até que algo mais grave aconteça.
O projeto é de autoria do deputado Delegado Da Cunha e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para o Senado antes de virar lei. Fabio Costa acredita que a medida pode ajudar a mudar a realidade da segurança pública no país. “Não estamos criando mais punição, mas garantindo que o que já existe seja cumprido com seriedade", concluiu.
Últimas notícias

Polícia Civil prende em Maceió jovem com 14 celulares furtados em festas juninas de Caruaru

Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto

Carreta capota e motorista morre preso às ferragens na BR-316, em Pilar

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Praia do Peba: MPF cobra ajustes em controle de veículos na faixa de areia

Polícia aponta que assédio pode ter sido principal causa de acidente que causou morte de professora grávida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
