Corpo de Bombeiros promove seminário sobre saúde mental para pais de crianças atípicas
Evento ocorreu nesta quarta-feira (2) e contou com palestras e diversos momentos de interação
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta quarta-feira (2). Para marcar a data, o Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu, na manhã de hoje, o seminário "Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e Resiliência para Pais Militares de Crianças Atípicas". O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, reunindo participantes para momentos de reflexão e aprendizado.
Voltado para pais e responsáveis por crianças atípicas da corporação, o seminário teve como objetivo discutir os desafios enfrentados por militares que são pais de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estiveram presentes o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, o comandante da Diretoria de Ensino, coronel Burititi, o diretor do Departamento Pessoal, tenente-coronel Bruno, o comandante do Centro de Assistência, coronel Helder Viana, e a coronel Ana Clara Pereira, do Núcleo de Qualidade de Vida.
PROGRAMAÇÃO
Durante o encontro, foram debatidos temas como a conciliação entre vida profissional e familiar, estratégias de apoio à inclusão, além de recursos jurídicos, administrativos e sociais disponíveis para essas famílias.
As palestras foram conduzidas pela psicóloga Karllene Farias e pela advogada Vanessa Nobre Casado, que abordaram questões como burnout parental e os direitos legais das pessoas com autismo. Além disso, os participantes puderam realizar pré-cadastros para processos simplificados de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), crachás de identificação, placas de estacionamento e Registro Geral (RG).
O evento contou com a exibição de um documentário que retratou a trajetória de superação de Igor Ferreira, estagiário de jornalismo do CBMAL, desde o diagnóstico de TEA e TDAH. O vídeo emocionante destacou o processo de adaptação às tarefas no ambiente institucional e familiar, além do acolhimento recebido pela família e pela corporação antes e após o diagnóstico.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso do CBMAL com o bem-estar e a qualidade de vida dos militares, não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal e familiar, promovendo integração e respeito dentro e fora da instituição.
Últimas notícias
Marinha resgata 8 pessoas no mar de Cabo Frio após pouso forçado
PM apreende arsenal e líderes de organização criminosa são neutralizados em Rio Largo
Caminhão sem freios atinge motocicleta e causa morte de mulher no Sertão de Alagoas
Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026
Moraes autoriza visitas de filhos e enteada a Bolsonaro
Loja oficial do CSA é furtada e ação é registrada por câmeras de segurança
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
