Corpo de Bombeiros promove seminário sobre saúde mental para pais de crianças atípicas
Evento ocorreu nesta quarta-feira (2) e contou com palestras e diversos momentos de interação

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta quarta-feira (2). Para marcar a data, o Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu, na manhã de hoje, o seminário "Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e Resiliência para Pais Militares de Crianças Atípicas". O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, reunindo participantes para momentos de reflexão e aprendizado.
Voltado para pais e responsáveis por crianças atípicas da corporação, o seminário teve como objetivo discutir os desafios enfrentados por militares que são pais de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estiveram presentes o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, o comandante da Diretoria de Ensino, coronel Burititi, o diretor do Departamento Pessoal, tenente-coronel Bruno, o comandante do Centro de Assistência, coronel Helder Viana, e a coronel Ana Clara Pereira, do Núcleo de Qualidade de Vida.
PROGRAMAÇÃO
Durante o encontro, foram debatidos temas como a conciliação entre vida profissional e familiar, estratégias de apoio à inclusão, além de recursos jurídicos, administrativos e sociais disponíveis para essas famílias.
As palestras foram conduzidas pela psicóloga Karllene Farias e pela advogada Vanessa Nobre Casado, que abordaram questões como burnout parental e os direitos legais das pessoas com autismo. Além disso, os participantes puderam realizar pré-cadastros para processos simplificados de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), crachás de identificação, placas de estacionamento e Registro Geral (RG).
O evento contou com a exibição de um documentário que retratou a trajetória de superação de Igor Ferreira, estagiário de jornalismo do CBMAL, desde o diagnóstico de TEA e TDAH. O vídeo emocionante destacou o processo de adaptação às tarefas no ambiente institucional e familiar, além do acolhimento recebido pela família e pela corporação antes e após o diagnóstico.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso do CBMAL com o bem-estar e a qualidade de vida dos militares, não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal e familiar, promovendo integração e respeito dentro e fora da instituição.
Últimas notícias

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL

MPF realiza visita institucional à Mãe Neide Oyá D’Oxum, Patrimônio Vivo de Alagoas

Novo consignado para CLT pode dificultar acesso à casa própria, alertam especialistas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
