Corpo de Bombeiros promove seminário sobre saúde mental para pais de crianças atípicas
Evento ocorreu nesta quarta-feira (2) e contou com palestras e diversos momentos de interação
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta quarta-feira (2). Para marcar a data, o Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSQVT) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu, na manhã de hoje, o seminário "Cuidar de Quem Cuida: Saúde Mental e Resiliência para Pais Militares de Crianças Atípicas". O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, reunindo participantes para momentos de reflexão e aprendizado.
Voltado para pais e responsáveis por crianças atípicas da corporação, o seminário teve como objetivo discutir os desafios enfrentados por militares que são pais de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estiveram presentes o comandante-geral do CBMAL, coronel Sérgio André Verçosa, o comandante da Diretoria de Ensino, coronel Burititi, o diretor do Departamento Pessoal, tenente-coronel Bruno, o comandante do Centro de Assistência, coronel Helder Viana, e a coronel Ana Clara Pereira, do Núcleo de Qualidade de Vida.
PROGRAMAÇÃO
Durante o encontro, foram debatidos temas como a conciliação entre vida profissional e familiar, estratégias de apoio à inclusão, além de recursos jurídicos, administrativos e sociais disponíveis para essas famílias.
As palestras foram conduzidas pela psicóloga Karllene Farias e pela advogada Vanessa Nobre Casado, que abordaram questões como burnout parental e os direitos legais das pessoas com autismo. Além disso, os participantes puderam realizar pré-cadastros para processos simplificados de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), crachás de identificação, placas de estacionamento e Registro Geral (RG).
O evento contou com a exibição de um documentário que retratou a trajetória de superação de Igor Ferreira, estagiário de jornalismo do CBMAL, desde o diagnóstico de TEA e TDAH. O vídeo emocionante destacou o processo de adaptação às tarefas no ambiente institucional e familiar, além do acolhimento recebido pela família e pela corporação antes e após o diagnóstico.
Iniciativas como essa reforçam o compromisso do CBMAL com o bem-estar e a qualidade de vida dos militares, não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal e familiar, promovendo integração e respeito dentro e fora da instituição.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
