Hemoal apela por doações de sangue para suprir estoque crítico
Das 400 bolsas que são necessárias, o Hemocentro de Alagoas dispõe de apenas 147 unidades nesta quinta-feira (3)

Às vésperas do fim de semana, quando a demanda por transfusões aumenta, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com o estoque de sangue crítico e apela por doações. Para se ter ideia, o órgão conta com apenas 147 bolsas de sangue, quando deveria dispor de no mínimo 400, o que representa 36,7% do percentual necessário para atender as maternidades e hospitais.
Além de atender os pacientes que realizam cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que são agendadas, o Hemoal também assegura sangue para as pessoas com doenças hematológicas, como a Leucemia. Contudo, o maior percentual de sangue, ou seja, 75%, é destinado aos casos de emergência, seja no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, ou no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Isso porque, tanto o HEA quanto o HGE atendem vítimas de agressão por arma branca e de fogo, além de pessoas feridas em acidentes de trânsito. Para estes casos, geralmente, são prescritas transfusões sanguíneas e, com isso, caso não haja hemocomponentes em estoque, o paciente pode evoluir para óbito, segundo ressalta a médica hematologista do Hemoal, Verônica Guedes.
"A transfusão sanguínea é fundamental para salvar a vida de pessoas que sofreram hemorragias. Caso não seja assegurada, o paciente pode ter um choque hipovolêmico, quando há grande perda de sangue, levando o coração a deixar de bombeá-lo em quantidade suficiente para as demais partes do corpo e, deste modo, ocasionando a falência de vários órgãos, o que evoluir para a morte do paciente", explica a médica hematologista do Hemoal.
CRITÉRIOS PARA DOAR
Portaria do Ministério da Saúde (MS) determina que, para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e estar portando um documento de identificação oficial e original com foto. O candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade.
“Os candidatos à doação de sangue com gripe e Covi-19 não podem doar, caso tenham colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação é proibida por um ano. É necessário dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação de sangue e, o consumo de bebidas alcoólicas fica proibido nas últimas 24 horas que antecedem a doação sanguínea.
POSTOS DE COLETA
Os postos de coleta fixos do Hemoal para doação de sangue estão situados na capital e no interior do Estado. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às Unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças-feiras, das 7h às 17h.
Já no interior, as doações de sangue podem ser realizadas em Arapiraca, na Unidade Eldorado, que funciona na rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. O órgão atende de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como, aos sábados, das 7h às 17h.
Últimas notícias

Após treze anos de espera, Justiça condena réus pelo assassinato da estudante Roberta Dias

Jovem arapiraquense radicada em SP lança livro com temática sobre relacionamento abusivo

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
