Sefaz-AL lança novos serviços na assistente virtual Nise para agilizar atendimento fiscal
Orientações sobre malhas, declarações e notificações agora podem ser obtidas por meio da plataforma

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) ampliou os atendimentos da assistente virtual Nise, com três novos serviços que facilitam a rotina de contribuintes e contadores. A partir de agora, é possível esclarecer dúvidas relacionadas às malhas fiscais, declarações fiscais e notificações emitidas pela Superintendência de Inovação e Conformidade Fiscal (Sicof), de forma totalmente digital.
Os novos serviços já estão disponíveis e podem ser acessados a qualquer dia e horário. O atendimento é feito com envio de resposta para o e-mail cadastrado pelo usuário, no prazo máximo de até dois dias úteis. A novidade está disponível no site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br), no aplicativo Sefaz Conectada e também no canal da Nise no Telegram.
Com a atualização, a Nise agora oferece atendimento para dúvidas sobre cruzamentos de dados que apontam inconsistências em declarações e obrigações tributárias; suporte sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) e a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação Tributária (DESTDA).
A Nise também presta orientações sobre comunicados da Superintendência de Inovação e Conformidade Fiscal, que indicam possíveis infrações e os procedimentos para a regularização.
A medida faz parte da política de modernização e digitalização dos serviços do órgão, oferecendo mais praticidade ao cidadão, com linguagem acessível e prazos definidos de resposta.
Para utilizar os novos serviços, o usuário deve acessar a Nise e selecionar a opção 6 do menu principal: “Declarações, Malhas e Documentos Fiscais”. Em seguida, poderá escolher entre as opções: opção 5 – Malhas Fiscais; opção 6 – Declarações; e opção 7 – Notificações SICOF.
A gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Ana Karla, explica que o objetivo é tornar o acesso à informação mais rápido e eficiente. “Esses novos atendimentos foram pensados para oferecer praticidade e agilidade a quem precisa de suporte em temas muitas vezes técnicos, como malhas fiscais, declarações e notificações. A ideia é facilitar o entendimento e evitar que o contribuinte precise se deslocar ou esperar por longos prazos para ter retorno”, destacou.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil busca informações sobre desaparecimento de idoso em Maceió

Polícia Civil indicia PM`s envolvidos no caso Gabriel Lincoln por homicídio culposo e fraude processual

‘Sabia que uma hora a conta ia chegar’, diz Silas Malafaia sobre ser alvo de Alexandre de Moraes

Nova Lei para recolhimento de animais nas rodovias entra em vigor em Maragogi

Relatoria da CPMI do INSS pode definir candidatura de Alfredo Gaspar ao Senado

Ronda no Bairro distribui pulseiras de identificação para crianças nas praias do Francês e de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
