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Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA

Serviço agora está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, através da atendente virtual Nise

Por 7Segundos com assessoria 11/03/2025 14h02
Sefaz-AL implementa novo atendimento para solicitações de isenção do IPVA
O pedido de isenção pode ser realizado por meio da atendente virtual Nise - Foto: Ascom Sefaz-AL

A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) anuncia, nesta terça-feira (11), uma mudança significativa no atendimento às solicitações de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para veículos de duas rodas com potência de até 175 cilindradas. O serviço, agora, está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, através da atendente virtual Nise.

Antes, a solicitação podia ser realizada pela mesma ferramenta, mas com limitações de horário, sendo possível o atendimento apenas das 08h às 12h. Caso o interessado permanecesse na fila de espera após esse período, sua solicitação era automaticamente encerrada, necessitando reiniciar o processo no dia seguinte.

Com a mudança, a solicitação poderá ser realizada a qualquer momento, pelos cidadãos alagoanos que desejam obter a isenção, se cumprirem os requisitos previstos na legislação.

Conforme o artigo 6° da Lei n.° 6.555/2004, têm direito à isenção do IPVA os veículos automotores de duas rodas, de fabricação nacional, com potência de até 175 cilindradas, desde que pertençam à pessoa natural que não possua mais de um veículo registrado em seu nome.

O pedido de isenção pode ser realizado por meio da atendente virtual Nise, disponível no site da Sefaz (sefaz.al.gov.br) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot). No site, o solicitante deve iniciar uma conversa com a atendente virtual da Secretaria e seguir o roteiro de acesso. Primeiro, deve selecionar se deseja acessar o serviço, obter informações sobre etapas, prazos, legislação vinculada ou outras orientações.

Caso opte por “Acessar serviço”, será exibida a opção “Solicitar”. Em seguida, deve indicar se o veículo é novo ou usado.

Após essa escolha, o sistema solicitará o envio dos documentos necessários, que serão exibidos na tela. Após o envio e a confirmação da veracidade dos dados e documentos, o solicitante poderá confirmar a solicitação. Ao final do processo, receberá um número de protocolo e, no prazo de até cinco dias úteis, a resposta será enviada para o e-mail cadastrado.

Ana Karla, Gerente de Atendimento ao Contribuinte, destaca a agilidade do serviço. “O novo formato de atendimento trará mais comodidade para o usuário dos serviços da Sefaz, além de agilidade e transparência no atendimento de sua solicitação”.