Juscelino Filho decide pedir demissão, dizem fontes
Ministro deve entregar cargo após conversa com Lula; ele foi denunciado por participação em um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu que irá pedir demissão de seu cargo, segundo fontes ouvidas pela CNN nesta terça-feira (8).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Juscelino por participação em um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
No ano passado, quando Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no mesmo caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que se o processo avançasse o ministro seria removido do cargo.
Se Juscelino deixar o governo, a previsão é que o ministério deve continuar sob comando do União Brasil, conformo apurou a CNN. Um dos cotados para chefiar a pasta deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), líder da legenda na Câmara.
O indiciamento da PF apontou que Juscelino cometeu crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A denúncia da PGR foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o processo tramita sob relatoria do ministro Flávio Dino.
O próximo passo, agora, é Dino abrir prazo para a defesa contestar a denúncia e, em seguida, a PGR deverá se manifestar.
Depois, o processo será encaminhado para a Primeira Turma, composta também pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
Outro lado
A defesa de Juscelino afirmou que o encaminhamento da denúncia é “a melhor oportunidade para se colocar um fim definitivo a essa maratona de factoides que vem se arrastando por quase três anos, com a palavra final da instância máxima do Poder Judiciário nacional”.
Os advogados falaram, ainda, ter indício “perigoso de estarmos voltando à época punitivista do Brasil, quando o MP [Ministério Público] conversava primeiro com a imprensa antes de falar nos autos”.
Últimas notícias
PF disponibiliza formulário para denúncias de possíveis crimes eleitorais
Datafolha: Lula abre vantagem em MG e cresce em SP, onde empata com Flávio
Palmeira dos Índios prepara entrega de mais de mil casas populares
Arthur Lira participa de caminhada com JHC, Marina e Célia Rocha em Arapiraca
Polícia Federal realiza ação em agência da Caixa Econômica em Rio Largo
Manchas de óleo são encontradas na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
