Juscelino Filho decide pedir demissão, dizem fontes
Ministro deve entregar cargo após conversa com Lula; ele foi denunciado por participação em um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu que irá pedir demissão de seu cargo, segundo fontes ouvidas pela CNN nesta terça-feira (8).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Juscelino por participação em um suposto esquema de desvios de emendas parlamentares pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
No ano passado, quando Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no mesmo caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que se o processo avançasse o ministro seria removido do cargo.
Se Juscelino deixar o governo, a previsão é que o ministério deve continuar sob comando do União Brasil, conformo apurou a CNN. Um dos cotados para chefiar a pasta deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), líder da legenda na Câmara.
O indiciamento da PF apontou que Juscelino cometeu crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A denúncia da PGR foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde o processo tramita sob relatoria do ministro Flávio Dino.
O próximo passo, agora, é Dino abrir prazo para a defesa contestar a denúncia e, em seguida, a PGR deverá se manifestar.
Depois, o processo será encaminhado para a Primeira Turma, composta também pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.
Outro lado
A defesa de Juscelino afirmou que o encaminhamento da denúncia é “a melhor oportunidade para se colocar um fim definitivo a essa maratona de factoides que vem se arrastando por quase três anos, com a palavra final da instância máxima do Poder Judiciário nacional”.
Os advogados falaram, ainda, ter indício “perigoso de estarmos voltando à época punitivista do Brasil, quando o MP [Ministério Público] conversava primeiro com a imprensa antes de falar nos autos”.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
