Guerra contra a desinformação é tema da 9ª edição do Tendências & Soluções
Evento, que acontece na segunda (14), é voltado aos profissionais de comunicação e terá vagas limitadas
Para discutir a desinformação e como combater a fake news, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom/AL) realiza, no dia 14 de abril, a 9ª edição do ciclo Tendências e Soluções, que abordará o tema: “Mentes Manipuladas: A guerra contra a desinformação”. O evento acontece a partir das 14h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió. O convidado especial desta edição será o especialista em desinformação e comunicação estratégica, jornalista José Jance.
O tema a ser discutido nesta edição é de extrema importância, num momento em que a sociedade enfrenta um processo desenfreado de desinformação que pode causar enormes prejuízos, afetando, inclusive, a comunicação pública. Para o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, é essencial que os profissionais da área estejam preparados para enfrentar esse cenário.
“Hoje a Secretaria de Comunicação tem um pensamento muito voltado para o compromisso com a comunicação pública, que é uma política de servir bem o cidadão. O mundo anda numa velocidade gigantesca e o profissional da comunicação, seja ele o jornalista, o radialista, relações públicas, publicitário ou o profissional de redes sociais, todos os que comunicam e passam uma informação precisam estudar, se atualizar, se qualificar, para garantir que o cidadão receba uma informação cada vez mais respeitosa, empática, de qualidade, e que seja verificada para que ele tenha confiança nessa informação”, afirma o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares.
O jornalista José Jance explica que a desinformação hoje atua de várias formas e gera impacto nos negócios, na democracia, nas relações familiares, no universo que trabalham os profissionais de comunicação, entre outras situações. E na sua opinião, para combatê-la, é necessário entender como ela funciona, quem está por trás e quais são as estratégias utilizadas.
“O primeiro passo é identificar o que é desinformação; depois, é entender quais são os impactos dela; e aí entra a neurociência da desinformação, que é onde vamos entender como que funciona a lógica por trás [desse fenômeno], como é que ela engaja as pessoas, como captura essas pessoas, quais são os gatilhos potentes que esses conteúdos se apropriam para poder abrir chaves nas cabeças das pessoas. Dentro da realidade brasileira existem várias estratégias voltadas para desinformar. Essa realidade está muito mais perto da gente, e vamos discutir como enfrentá-la de uma forma mais apropriada”, explica Jance.
Para realizar esse evento a Secom estadual conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). As inscrições podem ser feitas pelo link, mas as vagas são limitadas.
Para mais informações: 82 8883-7656.
Sobre o palestrante
José Jance Marques Grangeiro é um profissional com formação e experiência na área de comunicação. Graduado em Comunicação Institucional e Relações Públicas (2009) e em Comunicação Social - Jornalismo (2010) pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, também obteve o mestrado em Comunicação Estratégica pela Universidade de Tóquio (2011), com a dissertação intitulada "ROI aplicada à Comunicação Corporativa".
Em sua trajetória acadêmica, José Jance também concluiu especializações em Assessoria de Comunicação Pública (2014) - com o trabalho "Sistema Inteligente de Marketing Aplicado em Assessoria de Imprensa - Caso Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB)" - e em Jornalismo Digital e Produção Multimídia (2020), apresentando o documentário "ELAS QUE LUTAM".
Profissionalmente, ele atuou como jornalista e relações-públicas, desenvolvendo pesquisas sobre a participação feminina no parlamento pós-constituinte. Além disso, publicou artigos abordando temas como a eficiência das deputadas em comparação aos deputados, o aumento dos casos de feminicídio e a gestão estratégica de informações em situações de crise.
Atualmente, José Jance está cursando mestrado em Comunicação Digital e doutorado em Direito.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
